fbpx

Atualmente não é possível nem mais imaginar uma marca de roupas que não se posicione no ambiente online. Afinal, moda e redes sociais tem tudo a ver. Nesse sentido, usar o marketing digital para moda é uma boa estratégia para os lojistas e empresários que querem alcançar mais pessoas e aumentar as vendas. Por meio das estratégias certas é possível criar uma aproximação com o público e fazer o fortalecimento de marca. Acompanhe a leitura, você terá algumas dicas preciosas para começar a implantar hoje mesmo no seu negócio.

Marketing digital para moda

#1 Aposte em mídias sociais visuais

As redes sociais tem suas diferenças, seja de público ou de tipo de conteúdo a ser veiculado. Por isso, é muito importante ter atenção na hora de escolher quais fará uso para se posicionar. Além disso, todo o planejamento visual e de conteúdo é feito a partir dessas escolhas. Vale destacar que o segmento de moda é muito voltado para estética, ou seja, seus produtos são muito visuais.

Algumas mídias importantes de inserir a marca são: Instagram, Pinterest e LOOKBOOK. No entanto, nada impede a marca de explorar outras plataformas. Por exemplo, uma empresa relacionada com a confecção de uniformes profissionais corporativos de alto padrão pode aproveitar o espaço do LinkedIn, totalmente voltado para essa parcela de mercado, para também atuar.

#2 Dê dicas de moda e tendências

O diabo veste Prada

Além de acompanhar as suas redes sociais para ter informações sobre novas peças, o público deste segmento busca dicas de estilo, combinações e tendências. Por isso, mais do que um catálogo online, explore os recursos das redes sociais para oferecer soluções, dicas e informações para o seu público-alvo. O Instagram Stories é um recurso muito interessantes para isso.

Para colocar em prática essa estratégia é possível fazer parcerias com digital influencers que tenham fit com o que a sua marca se propõe a vender para que eles vistam os looks e deem as dicas. Assim, uma “voz autorizada” nas redes sociais produzirá um conteúdo relevante. E ainda pode atrair seus próprios seguidores para comprar em seu negócio.

#3 Explore os vídeos

O conteúdo audiovisual chama muito a atenção nas redes sociais. Além disso, no marketing digital para moda ser visto é fundamental. Os vídeos são capazes de aumentar em até 30% as vendas. Aposte em pequenos vídeos mostrando as peças, de preferência no corpo de pessoas. Isso ajuda a ver o caimento e comprimento das peças. Bordados e decotes podem ser mostrados com riqueza de detalhes ao lançar mão desse recurso.

#4 Bastidores

Para aproximar sua marca dos clientes explore as potencialidades de produção de conteúdo dos bastidores. Mais do que um peça bonita, mostre seu processo de produção, matéria-prima e todo o trabalho que envolve os seus produtos. Além disso, mostre seus clientes vestido as peças, incentive-os a usar a sua própria hashtag. Assim, quando uma pessoa for procurar pela sua marca irá encontrar pessoas reais falando da sua qualidade, diferenciais, atendimento, etc.

#5 Qualidade das fotos

Como já foi destacado, o universo da moda é ligado a estética, e as suas produções fotográficas não podem fugir nisso. Fazer fotos profissionais para o seu feed é fundamental para criar um fortalecimento de marca, dar um ar profissional, e tornar seu conteúdo esteticamente agradável para os seguidores terem vontade de acompanhar seu perfil e interagir com o conteúdo.

#6 Feed harmônico e estético

Essa dica é bastante voltada para o Instagram. Alinhe as postagens e pense na disposição de fotos e composição de cores para criar um feed organizado. Dessa forma, quando o usuário entrar no seu perfil poderá ter uma experiência como a de um catálogo de moda. Bastidores, fotos de clientes e os outros conteúdos citados como relevantes para serem produzido pelo segmento podem ser explorado em outras redes sociais e também no Instagram Stories. Deixe o seu feed como uma revista, com boas fotos e estética agradável. Veja só os exemplos de duas marcas que tem apostado nisso:

Instagram Via Mia

Marketing digital para moda Cantão

#7 Interaja com os usuários

Interatividade e relacionamento são alguns dos pontos mais importantes do marketing digital para moda e qualquer outra área. É por meio do contato na internet que pessoas se conectam às marcas. Por isso, invista em personalizar e dinamizar o seu atendimento aos clientes nas redes. Responda a todas as perguntas feitas, dê detalhes sobre as peças e acessórios, fale preços e convide as pessoas para irem até a sua loja. Apesar de a conversão acontecer no mundo físico, a forma como elas são tratadas no virtual faz toda a diferença.

Dica bônus

Invista em remarketing e retargeting. Sabe aquelas pessoas que foram atraídas pelos seus anúncios mas não efetivaram a compra? Faça-as se lembrar da sua marca. Pense em estratégias voltadas para atrair especificamente esses consumidores. Como, por exemplo, oferecer descontos exclusivos.

Gostou do artigo? Leia mais sobre gerenciamento de redes sociaisconsultoria Google AdsInbound Marketing e outros assuntos de marketing digital no blog da E-Dialog.

5 tendências 2020 no Marketing Digital: o ano de fazer o arroz com o feijão

O que é marketing digital? Entenda o conceito e as principais estratégias

 

 

Escrito por Danilo Terra em 2016 e atualizado por Letícia Fernandes em 2019.