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O mundo inteiro está se tornando digital: isso é fato. E essa mudança afeta também (e especialmente) o marketing — em 2017, as empresas decidiram investir mais no marketing digital do que no tradicional, um acontecimento inédito. A internet permitiu que os negócios interajam com o público em tempo real e tornou tudo mais acessível. Um e-mail ou campanha de mídia social pode enviar sua mensagem para um público maior por uma fração do custo de um anúncio de TV, por exemplo. No entanto, marketing digital é muito mais do que criar uma página no Facebook e conseguir uma porção de likes.

As estratégias funcionam de maneiras diferentes para cada empresa, sendo que não existe um plano certo a ser seguido. É importante focar nos objetivos do negócio e começar a partir daí. Crie uma comunidade identificando seu público-alvo e transmita a mensagem do seu negócio de maneira mais clara e eficaz possível.

Não há dúvida de que o Vale do Silício possui organizações que são experts nesse assunto. Por isso, a Udacity criou um Manual de Hacks de marketing digital que esse grande polo de inovação está seguindo em 2018. As dicas estão divididas em:

Search Engine Optimization (SEO)

Quando combinadas, as ferramentas de SEO melhoram o posicionamento das páginas nos buscadores, o que aumenta o volume de tráfego e resultados. Na prática, isso significa que os links relacionados à sua empresa vão aparecer primeiro nos sites de busca. Uma das formas de otimizar esse processo é o bom uso dos snippets, que nada mais são do que aqueles pequenos resumos descritivos que aparecem quando você faz uma pesquisa no Google.

Conteúdo

Um bom conteúdo ajuda na criação da boa reputação de uma marca — e um conteúdo ruim e mal colocado pode acabar com ela. É indispensável que as companhias trabalhem para transmitir confiança e credibilidade. O conteúdo no marketing digital não apenas promove a visibilidade da empresa, mas também auxilia na construção de relacionamentos mais fortes com seus clientes. Uma dica é investir em formas diferentes de conteúdo, como e-books, audiobooks, vídeos, concursos e webinars.

Social media

As redes sociais podem atuar como o famoso e efetivo marketing boca a boca. Elas ajudam as empresas a manter contato com o público de maneira mais individual, além de ser uma maneira de consolidar o nome da marca. É fundamental que as organizações se preocupem com a praticidade e agilidade no atendimento nas redes sociais, já que essa é a grande vantagem para os consumidores. Por isso, os chatbots, robôs que interagem com pessoas em chats, são uma boa pedida para satisfazer os clientes.

Otimização da experiência do usuário

A experiência vai muito além de uma compra, uma visita ao site ou uma interação de atendimento: engloba o que o cliente sente todas as vezes em que ele entra em contato com a marca, seja em redes sociais, vendo um vídeo, ou, claro, ao concluir uma compra. O objetivo é que toda interação tenha qualidade e consistência.

Confira abaixo o infográfico produzido no Curso de Marketing Digital da Udacity preparou com 7 hacks usados no Vale do Silício que podem impulsionar o marketing digital da sua empresa:

Infográfico com 7 hacks de marketing digital usados pelo Vale do Silício

Texto produzido por Udacity