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Publicado em junho 28, 2016

Você sabe o que é o funil de mídias sociais?

Você sabe o que é o funil de mídias sociais? Faz tempo em as redes sociais esqueciam da conversão e utilizadas eram pelas empresas para gerar exclusivamente relacionamento com seu público-alvo. Depois de algumas mudanças e novidades no Facebook, Instagram, Linkedin e outras redes sociais, vender usando essas plataformas é uma ótima estratégia para gerar novos negócios.

Curtidas e compartilhamentos são números importantes para mensurar os resultados em marketing digital. Mas pasme: Não são os dados mais importantes. Existem outras métricas que influenciam mais na avaliação dos números alcançados e novas estratégias a serem adotadas.

 

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O funil de mídias sociais se parece muito com o funil de vendas, mas é direcionado para o consumo de conteúdo. Se você ainda não entende qual a importância de um bom conteúdo, saiba mais sobre aqui. É composto por 3 etapas. Damos para você agora dicas de como garantir que o usuário passe por cada uma delas e se torne um lead, por exemplo.

 

Impressões

Já reparou nos números que aparecem embaixo da sua publicação? O número de pessoas alcançadas? Esse número é diferente do número de impressões. Nas impressões, o Facebook conta quantas vezes a sua publicação foi vista (lembrando que um usuário pode ver um conteúdo por diversas vezes) e no alcance, quantas pessoas viram sua publicação. Isso é muito importante para o funil de mídias sociais.

Para tornar esse número de impressões mais efetivo, algumas dicas podem ajudar. O horário que você posta influencia diretamente. Pesquise em sua página qual o horário em que mais fãs da sua página estão online. O Facebook gera gráficos que dão esses números e te ajudam a ver em qual momento do dia mais pessoas estão online. Esse recurso está disponível em Informações.
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O conteúdo também faz diferença. Procure criar conteúdo diversificado e que gere identificação com os seguidores. Nesse caso, as curtidas e compartilhamentos fazem toda diferença. O funil de mídias sociais entende que, quanto maior a interação dos usuários com o conteúdo, mais relevante esse conteúdo é e mais pessoas terão acesso a esse ele. Existem outros fatores importantes. Saiba como melhorar a sua página no Facebook aqui.

 

Cliques

O grande objetivo de uma rede social é criar oportunidades de navegação para outros canais específicos de geração de leads e fechamento de contratos. Quem otimizar suas postagens garante uma taxa de conversão maior e mais pessoas se aproximando do final do funil de mídias sociais.

Por isso, o clique é fundamental. Avalie o quanto a sua publicação tem sido clicada e que tipo de conteúdo está sendo veiculado nas que têm maior número de cliques. Existem dois fatores que influenciam potencialmente na conversão da audiência:

Conteúdo visual: A imagem faz toda a diferença em um clique. Fotos com rostos geram empatia e apelo emocional com os usuários, o que facilita o clique. Pense em como otimizar as imagens e criar essa identificação com a audiência. O tamanho também importa! Imagens maiores são mais bem recebidas do que as menores.

Conteúdo texto: Uma boa legenda também contribui para o clique. Pense em tornar o seu texto o mais atrativo possível, fazendo perguntas e usando sempre “você”. Assim, o sentimento de identificação da imagem também acontece com o texto.

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Conversões

A última etapa do funil de mídias sociais corresponde ao número de vezes em que o usuário realizou uma ação. Mesmo que isso não seja papel única e exclusivamente da rede social, os perfis podem ajudar a garantir mais conversões.  A chamada da publicação aqui é o curinga para garantir a leitura do conteúdo, acesso a uma página ou visualização de um vídeo.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia mais em outros posts do blog:

– 5 dicas valiosas para gerenciar sua página no Facebook

– Teste A/B: Aprenda a fazer e aumente sua taxa de conversão