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As plataformas que auxiliam nos processos do marketing digital são inúmeras. Temos à nossa disposição mais de 5 mil ferramentas que tornam as etapas das ações online mais assertivas. Entre tantas possibilidades, precisamos estudar quais são as melhores para cada negócio e saber como se encaixam no objetivo da empresa. A chance de errar ao apostar em uma alta quantidade de funcionalidades ao mesmo tempo é grande. Por isso, nesse artigo você conhecerá 3 ferramentas para o crescimento da empresa.

Elas auxiliam tanto quem está começando a investir no marketing digital quanto as pessoas que já estão com estratégias avançadas. Isso porque tornam os procedimentos menos trabalhosos e fazem com que o planejamento seja mais organizado. Além disso, eles se encaixam na realidade da maioria dos empreendimentos e profissionais, independente do objetivo da marca com as campanhas na web.

Saber qual estratégia a concorrência tem utilizado é uma maneira de começar a análise sobre qual alternativa incorporar no seu plano de marketing. Outro ponto crucial é levar em conta as necessidades dos consumidores e como as ferramentas podem solucioná-las com mais rapidez. Por fim, outra dica é entender como as plataformas podem ser aliadas para o aumento da eficiência da sua marca. Confira quais são os aplicativos:

1. Basecamp

O aplicativo Basecamp fornece aos clientes diferentes assinaturas para os seus serviços, com pacotes mensais. O Software é usado para gerenciamento de projetos e foi fundado pela empresa 37Signals. O intuito inicial era organizar os projetos do próprio negócio, que era uma agência de design para web. Ao perceberem o potencial da ferramenta, os sócios lançaram no mercado.

O primeiro ponto que faz com que o Basecamp esteja entre as 3 ferramentas para o crescimento da empresa é que ele tem o uso descomplicado e, ao mesmo tempo, bastante amplo. Se você crê que a sua empresa está com uma quantidade desnecessária de e-mails internos e que muitas reuniões poderiam ser resolvidas de outra forma, preste muita atenção em tudo o que essa plataforma oferece.

 

Listas de Tarefas

Neste aplicativo, a criação de tarefas é mais completa do que costumamos encontrar. Você pode iniciar uma tarefa para cada atividade que precisa ser executada na sua empresa. O Basecamp oferece a possibilidade de você colocar a data para que o trabalho seja concluído e atribuir o mesmo a determinado profissional.

Com isso, cada um tem um acompanhamento organizado das funções que estão atrasadas e quais são os próximos afazeres que precisa cumprir. Junto com a delegação da atividade, quem cria a mesma ainda consegue adicionar comentários àquela obrigação, nos quais toda a equipe envolvida pode participar da discussão. Ou seja, isso torna desnecessárias reuniões para assuntos mais simples e para que saibam em qual etapa anda o projeto.

Quadros de mensagens

Com esse recurso Basecamp, você mantém todas as mensagens sobre determinado assunto em uma única página. Ou seja, mais uma função que exclui a necessidade de montar um e-mail para cada tópico e receber mensagens fragmentadas sobre eles. Toda a equipe do projeto tem acesso ao quadro e se mantém informada sobre tudo o que está sendo feito.

No quadro de mensagens, você pode:

  • Personalizar o texto com diferentes tipos de postagem
  • Utilizar imagens ou outros arquivos
  • Aplaudir mensagens e comentários de membros da equipe
  • Compartilhar com todos ou selecionar pessoas específicas

Cronograma

Os projetos da empresa no Basecamp possuem um cronograma personalizado. Ele inclui todas as tarefas e eventos datados para esse trabalho, e permitem que a equipe entenda qual é a função de cada um dentro do quadro. Com isso, todo o time pode se inteirar dos próximos passos.

Documentos e arquivos

Todo projeto também tem um espaço para o armazenamento de documentos e arquivos. Nesta seção também, todos os profissionais envolvidos têm acesso. Ele pode ser utilizado, por exemplo, para mostrar a identidade visual do projeto, senhas de plataformas que serão úteis para o time, briefing do plano, entre muitos outros.

Chat de grupo

Para evitar o uso de apps pessoais para perguntas e sugestões rápidas para o grupo do projeto, você pode usar o chat de grupo (Campfire). Nele, as pessoas podem interagir com agilidade. E essa é uma das razões pelas quais enumeramos o Basecamp como uma das ferramentas para o crescimento da empresa. Entenda como ele pode ser utilizado:

  • Cada projeto tem seu próprio chat de grupo
  • Você pode mencionar pessoas da equipe, e elas receberão uma notificação específica
  • É possível anexar arquivos, citações, entre outros recursos
  • Podem ser adicionados também diferentes sons, vídeos e emojis para a interação

Check-in

As perguntas de check-in permitem que os gestores façam perguntas à equipe regularmente. Com isso, o time para de gastar o tempo com reuniões para a checagem do andamento do projeto. As respostas são agrupadas em um tópico com um layout de fácil leitura. Você pode programar, por exemplo, para que determinada pergunta apareça para um integrante todo mês em determinado dia, para tarefas que devem ser cumpridas mensalmente. Na resposta, podem ser adicionados comentários, o que facilita o envio de links nos quais estão as atividades prontas, entre outras funções.

Interação com Cliente

Se você precisa organizar a comunicação dos trabalhos e atendimento ao cliente em um só lugar, essa ferramenta facilitará sua vida. Você pode encaminhar os e-mails diretamente para o Basecamp, compartilhe tarefas, mensagens e outras funções, e o melhor: cada tópico só é compartilhado quando você autorizar.

Bate-papo privado (Ping)

No aplicativo Basecamp, os colegas de trabalho têm um espaço para conversarem de forma particular. Nesse bate-papo, a interação é feita em tempo real. Basta que as duas pessoas estejam logadas na conta da empresa. No “Ping”, também são anexados arquivos, fotos, vídeos, entre outros.

Compartilhamento de e-mails

O Basecamp permite que você encaminhe e-mails considerados importantes para o projeto e compartilhe com toda a equipe. Mais uma vez, o aplicativo evita um alto volume de reuniões, pois inclui em um mesmo local diversos recursos.

Relatórios

Os relatórios fornecem as informações do andamento do projeto e das tarefas que foram incumbidas e concluídas por casa membro. Eles mostram também as atividades que estão atrasadas, as que serão vencidas em breve e as que estão por vir. Pare de se perguntar o que está acontecendo e saiba em seu lugar. Os relatórios abrangem todas as equipes e projetos para fornecer uma visão rápida de onde as coisas estão.

Notificações

As notificações do Basecamp são bastante dinâmicas. Elas te alertam sobre tudo o que foi postado ou o que está por vir e até mesmo atrasado em todos os tópicos mencionados acima. Você consegue personalizar para que os avisos cheguem ou não por e-mail, desativá-los pelo tempo que precisar e definir horários para recebê-los.

Pesquisa

O campo de pesquisa facilita a busca, o que pode não ser encontrado em outros aplicativos. Pesquise por palavras-chaves, membros da equipe, arquivos, histórico do bate-papo, e o que mais precisar.

Outro ponto interessante do Basecamp é que o aplicativo de gerenciar projetos não é baseado em tabelas ou gráficos. Ele cria uma aproximação entre o time da empresa e estimula a comunicação para que o trabalho flua de forma integrada e ágil.

2. Postgrain

O aplicativo Postgrain tem como utilidade principal agendar publicações no Instagram. Antigamente denominado Instamizer (clique aqui para ler a explicação sobre a mudança), oferece rapidez no planejamento e acompanhamento dos conteúdos inseridos nessa rede social. Se você quer que seu projeto tenha visibilidade e fique famoso no Instagram, essa pode ser uma solução para a sua empresa. Confira algumas funções do sistema:

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Gerenciamento múltiplo

O Postgrain possui diversos pacotes. Cada um da direito a determinado número de contas no Instagram. Você pode gerenciar diversas contas ao mesmo tempo e automatizar as postagens. O aplicativo oferece a possibilidade de trabalhar com mais de 25 contas diferentes. Ou seja, as equipes de diferentes projetos podem acessar o mesmo plano, cuidando de contas distintas. Isso faz com que todos consigam ver quais publicações já foram agendadas e saibam o que ainda deve ser feito. Além disso, não é necessário que todos saibam a senha de cada conta para usá-las.

Mensagens diretas

Este aplicativo fornece a possibilidade de o usuário responder as mensagens diretas (directs) tanto na versão para dispositivos móveis quanto pelo desktop. Os comentários também podem ser curtidos e respondidos pelo Postgrain.

Stories

Uma novidade da ferramenta é que agora os Instagram Stories também podem ser programados. Esse é um recurso muito importante para o crescimento das marcas quando utilizado com boas estratégias. Portanto, programá-los para o horário que você preferir pode facilitar e agilizar o trabalho, principalmente aliando às outras ferramentas para o crescimento da empresa.

Relatórios

Os relatórios são gerados para a mensuração dos resultados de cada conta. São transmitidas informações como alcance, aumento ou diminuição de seguidores, cidades onde a conta tem mais popularidade, perfil dos seguidores, e muito mais. Com isso, seu plano de marketing digital se torna mais assertivo, e é mais um motivo para você investir no Postgrain como uma das ferramentas para o crescimento da empresa.

3. Reportei

O sucesso de uma campanha de marketing digital está intimamente ligado à mensuração das métricas sociais e métricas de negócio. É por isso que não poderia faltar o Reportei nessa lista de ferramentas para o crescimento da empresa. Essa é uma plataforma de relatórios de marketing digital, com foco em redes sociais.

Confira a explicação do Co-Fundador do Reportei, Renan Caixeiro: “Criamos o Reportei para satisfazer uma necessidade da E-Dialog (agência de marketing digital). Hoje, o Reportei nos economiza cerca de 40 horas de trabalho de analistas que antes precisavam buscar dados na mão. Com isso, temos mais tempo para analisar e elaborar estratégias. Nossos clientes também ficaram mais entusiasmados em acompanhar os resultados gerados.”

Seu negócio também demanda tempo para a elaboração de relatórios? Com essa ferramenta, eles são gerados em poucos segundos, após o preenchimento de passos simples. Nela, é possível analisar dados do Instagram, YouTube e websites por meio do Google Analytics. O sistema recolhe informações das mídias sociais de forma ágil e fornece dados para apresentar a empresas e clientes. Na ferramenta, existe um espaço para escrever a análise do relatório de redes sociais.

Com o Reportei, você tem:

Relatórios profissionais em 3 segundos

Esse dinamismo permite que você ganhe tempo no projeto e utilize o tempo que era dedicado à produção de relatórios para outras etapas. Os assuntos estratégicos poderão receber mais relevância e, mais uma vez, você conseguirá evitar reuniões desnecessárias por meio das ferramentas para o crescimento da empresa. Em vez de precisar apresentar pessoalmente todas as observações sobre o que foi mostradas no levantamento, você adicionará comentários durante a análise para que todos que tenham acesso entendam o que motivou cada resultado.

Métricas assertivas

Não é preciso mencionar o quanto as métricas auxiliam nas tomadas de decisões. Nesta plataforma, elas são detalhadas para que você entenda os planos que estão com bom andamento ou não.  Ao mesmo tempo, a comunicação entre a equipe da empresa é aprimorada.

Relatórios prontos para envio

A ferramenta integra as redes sociais e gera um único documento com todos os dados. Após a produção e a elaboração de comentários, caso necessário, você pode compartilhar o link com o cliente ou equipe, sem precisar fazer download e enviar por outros meios.

Como escolher entre as 3 ferramentas para o crescimento da empresa

Agora que você conheceu essas incríveis ferramentas para o crescimento da empresa, é hora de analisar como colocar em prática. Antes de tomar decisões, o profissional de marketing digital precisa traçar a realidade da empresa e onde a mesma pretende chegar com o investimento. Dessa forma, é possível controlar cada etapa da campanha, por meio das métricas, e alterar os planos que não estão assertivos.

Para complementar a leitura e ter segurança para determinar quais soluções são as melhores para o seu negócio neste momento, confira os artigos abaixo: