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Fazer marketing digital não é apenas um bom gerenciamento de redes sociais. Análise de dados, diferentes abordagens e estratégias é o que realmente vai compor o marketing digital de uma marca com sucesso. Você pode e deve começar o quanto antes, então para te ajudar, reunimos aqui alguns dos principais tipos de estratégias de Marketing Digital, confira:

1- Branding

Estratégias de Marketing Digital - Branding

O conceito de Branding não é novo e nem surgiu com o Marketing Digital. No entanto, essa é uma importante estratégia para posicionamento online. Seu objetivo é trabalhar a imagem da marca e seu posicionamento, levando em consideração para isso sua missão, visão, valores, voz da marca e todos os aspectos que a compõem. Com isso, a ideia é criar uma conexão emocional com o público consumidor, seja ela consciente ou inconsciente.

Vale destacar que, uma marca para se manter competitiva precisa fazer ajustes de rota ao longo dos anos, tornando a sua solução atualizada para a realidade de mercado, e a sua imagem deve acompanhar essas mudanças. Para isso, é preciso fazer um rebranding, que é a reconsideração dos posicionamentos de marca para estabelecer uma melhor forma de comunicação com o público. Se a sua marca já está no mercado há algum tempo, talvez seja necessário começar por aí. Vamos aos exemplos:

Rebranding Skol:

Um exemplo icônico que não poderia deixar de ser mencionado de rebranding é o da marca de cerveja Skol.

O padrão de publicidade das marcas de cerveja nos anos 90 seguia um estereótipo voltado para agradar ao público masculino. Relacionando o consumo do produto a momentos de diversão. No entanto, sempre explorando a imagem do corpo feminino.

Com o passar dos anos, a discussão da objetificação do corpo feminino passou a estar mais em foco. Além disso, o público foi tornando seu consumo mais exigente. E, finalmente,  as marcas de cerveja entenderam as mulheres também como seu público consumidor. Assim, em 2017 a Skol investiu no seu rebranding e lançou no Dia Internacional da Mulher a sua nova cara, com o mote: “Já faz alguns anos que algumas imagens do passado não nos representam mais”.

Para acompanhar esse novo posicionamento, o slogan da marca passou a ser “Redondo é sair do seu passado”. Além disso, a Skol investiu em um logo mais simples, novas embalagens e novos produtos.

Acompanhe nas imagens essa mudança de posicionamento:

Estratégias de Marketing Digital - Rebranding Skol

Case de sucesso:

Vale destacar que nem toda marca para investir no branding como estratégias de marketing digital precisa reformular tudo o que vinha sendo feito até o momento. Em alguns casos, o branding digital é utilizado para fortalecer a identidade de marca e a sua tradição. Exemplo disso é o posicionamento de marca do Laboratório Melpoejo.

Case Melpoejo

A empresa atua no mercado nacional há 95 anos com a produção de Funchicórea, usado no tratamento das dispepsias intestinais e suas manifestações, e o Xarope Guaco, que é  indicado como broncodilatador e expectorante. A marca se consolidou por meio de mídias tradicionais e das recomendações boca a boca. Quando decidiu entrar no universo online, o trabalho de branding feito constituiu em reforçar sua tradição, com as mães como protagonistas de sua história.

Você pode saber mais sobre o projeto de Branding Digital do Melpoejo e seus resultados atingidos aqui.

2- Marketing de Conteúdo

Estratégias de Marketing Digital - Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo consiste na criação de conteúdos informativos e relevantes para o seu público consumidor em diversos canais de relacionamento online. Seu principal objetivo é engajar os usuários e potenciais clientes e envolvê-los por meio de uma relação de confiança.

Atualmente já não se pode pensar em uma marca que se posicione online sem investir nessa estratégia, ela é o feijão com arroz do Marketing Digital. Então, se precisa de um ponto de partida, comece por aqui. Faça redes sociais, emails, sites, etc. pensando na entrega para o seu público, na experiência e informação que pode proporcionar a ele. Uma marca que só veicula preços, perde para a concorrência preocupada em sanar as dúvidas do cliente, destacar seus diferenciais e que se preocupa não apenas em vender, mas fazer a diferença na vida das pessoas.

Você pode fazer isso partindo das dúvidas frequentes dos consumidores, avalie o que eles perguntam nos canais de atendimento e gere conteúdo a partir disso, esclareça e valorize os seus diferenciais, ou potenciais do seu produto e serviço, assim vai entregar valor até para os clientes mais exigentes.

3- Inbound Marketing

Estratégias de Marketing Digital - Inbound Marketing

O Inbound Marketing é o tipo de estratégia de marketing digital ideal para a venda de produtos com ciclo de compra mais longos. Essa estratégia foi cunhada pela HubSpot com o objetivo de acompanhar o cliente por todo o seu processo de compra: desde antes dele saber que precisa do seu produto, quando ele começa a pesquisar por soluções do seu ramo; até entender melhor do que se trata e chegar espontaneamente até você, sinalizando que precisa de ajuda. Ou seja, que precisa dos seus produtos e serviços.

Como isso é feito? Também com conteúdo de qualidade! O Inbound Marketing também é conhecido como marketing de atração. Isso porque você coloca diversas iscas, em forma de conteúdo nos seus canais de comunicação. Assim, o cliente vai se informando e se interessando cada vez mais pela sua empresa e suas soluções por meio de ebooks, planilhas disponibilizadas gratuitamente, textos de blog relevantes, etc. Quando ele aciona um desses materiais seus e você pede o email dele, por exemplo, pode enviar conteúdos cada vez mais personalizados para o que esse futuro cliente precisa. Dessa forma, vai nutrindo-o, até chegar ao ponto que ele se converte em uma venda.

Leia aqui:

O que é Inbound Marketing?

Como usar Inbound Marketing na sua empresa

Entenda a nova jornada do consumidor e como usar o Inbound Marketing para adequar sua comunicação a essa nova jornada

Case de sucesso Lazlo:

A Lazlo é uma das maiores empresas de aromaterapia do Brasil, que conta com e-commerce, loja física, importações e exportações. Vale destacar que a marca Laszlo, em todas as suas atuações, visa a disseminação de uma educação sobre a Aromaterapia. Nesse sentido, mantém um trabalho surpreendente com a Editora Laszlo e o Instituto Laszlo, por exemplo, tendo respectivamente livros educativos sobre temas diversos e também cursos e palestras super interessantes que agregam muito ao conhecimento do público.

Em uma das ações da estratégia de Inbound Marketing com o objetivo de gerar leads qualificados foi feito um material rico com fluxo de 4 emails que consistia em uma espécie de “mini curso”, “material complementar” sobre Aromaterapia. Sabendo que o público da empresa era engajado em conteúdos educativos sobre a área, esse conteúdo se mostrou muito eficaz para alcançar o objetivo proposto.

Resultados:

Em 3 meses de ação a Lazlo obteve mais de 2400 leads gerados; 68% de taxa de conversão para participação no curso e ainda três vezes mais conversão no e-commerce com os leads gerados pela ação.

Leia o case completo aqui.

4- SEO

Estratégias de Marketing Digital - SEO

O SEO, Search Engine Optimization, ou ainda otimização para mecanismos de busca, consiste em escrever conteúdos em uma “arquitetura” que seja melhor rankeada no Google. Isso significa que ao produzir textos para o seu site ou blog, deve organizá-los estrategicamente para que sejam melhor lidos pelos algoritmos do buscador. A finalidade é aparecer em melhores posições do buscador de forma orgânica.  Afinal, o usuário clica sempre nos primeiros textos que aparecem, então, quando melhor posicionado, mais acessos em seu site terá.

Vale destacar que o SEO é uma estratégia de marketing digital de longo prazo e extremamente importante para qualquer negócio que deseja se posicionar online. Ao longo do tempo, seu conteúdo se destacando pela estrutura e também pela qualidade da informação que entrega, o seu texto fica forte e bem rankeado. Dessa forma, não tem a necessidade de constante de investimento em Ads, tendo em vista que seu site irá se sobressair de forma orgânica por meio do conteúdo que entrega.

Case de sucesso Team Tex:

A Team Tex Brasil é uma filial brasileira de cadeiras para auto, inserida no país pelo Groupe Team Tex da França, que desejava comercializar seus produtos e fortalecer sua presença na América do Sul.

Por mais que a marca fosse a principal escolha dos consumidores na França, a Team Tex ainda era pouco conhecida no Brasil. Assim, o principal objetivo da estratégia de marketing digital era fazer com que a marca ganhasse relevância e conquistasse a preferência dos pais de crianças e, além disso, oferecesse conteúdo educativo sobre a escolha da melhor cadeira para auto. Isso foi feito por meio de conteúdo para redes sociais e blog.

Com a construção de um blog completo, com artigos de fácil leitura e que fossem capazes de sanar as dúvidas dos potenciais clientes da Team Tex, a marca chegou aos seguintes resultados:

Diversos blogs na posição zero do Google. Com isso, mais de 80% das páginas mais acessadas do site são de conteúdos de blog; em um único mês esse canal de comunicação atrai mais de 33 mil visitas para o site. Além disso, 64% dos acessos totais chegam por meio de busca orgânica.

Ou seja, a marca alcançou um reconhecimento no Brasil e não depende tanto de anúncios de Ads para atrair o público consumidor para seus canais de comunicação.

Leia o case completo aqui

Estratégias de Marketing Digital: qual usar?

Você acabou de conhecer quatro importantes estratégias de marketing digital. No entanto, não são essas as únicas existentes. Aqui encontra uma lista bem mais extensa com várias possibilidades. Pra marcar seu posicionamento online e atingir relevância frente a concorrência é muito importante aliar todas essas frentes de atuação. Mas, se você está começando a fazer o marketing do seu negócio por conta própria, vale estudar essas estratégias, uma de cada vez, e implantar aos poucos. Para isso, você encontra muito conteúdo para te ajudar a colocar suas ideias em prática em nosso blog. Semanalmente surgem novidades por aqui, não deixe de acompanhar.

 

Letícia Fernandes, Produtora de Conteúdo na E-Dialog

Texto escrito por Letícia Fernandes, Analista de Marketing Digital na E-Dialog

Jornalista, apaixonada por viagens, livros, filmes de romance e cachorro-quente!