Entender o sistema CRM (Customer Relationship Management) pode te ajudar a gerenciar o relacionamento da sua marca com os clientes e ter muito mais controle sobre o processo de vendas da sua empresa.
Neste artigo, você vai conferir:
- O que é CRM?
- Principais vantagens
- Dicas para implementação
Acompanhe a leitura!
O que é CRM?
Com toda a certeza, você já deve ter ouvido falar em CRM ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português.
Todavia, vale lembrar que essa gestão vai além de funcionar como uma plataforma ou software.
Afinal, é uma possibilidade para uma empresa ficar por dentro das interações com os seus clientes, personalizar campanhas para captação de novos leads e aumentar as vendas.
Ou seja, o CRM impacta diretamente não só nas estratégias de marketing, como também no time de vendas e suporte, por exemplo.
E, claro, o objetivo principal aqui é melhorar a relação entre a empresa e os clientes.
Principais vantagens
Mas, afinal, por que usar o CRM na sua empresa?
Adotar uma ferramenta de gestão de relacionamento para o seu negócio pode ser uma estratégia bem valiosa.
A fim de comprovar o que acabamos de falar, vamos te apresentar algumas vantagens do CRM. Veja a seguir!
Reunir dados em um só lugar
A primeira vantagem desta lista tem tudo a ver com organização.
Nesse sentido, o CRM oferece a possibilidade de você centralizar os seus dados em um só lugar.
Assim, você não perde nenhum detalhe de um atendimento com um cliente, por exemplo, e não compromete a venda.
Aliás, a partir da plataforma, todos os colaboradores da empresa também podem acessar as informações compartilhadas, desde contatos de e-mail e telefone até históricos de interações com a sua marca.
Otimizar as vendas
Ainda falando sobre organização, um outro benefício de apostar em um CRM é que o time de vendas também pode conduzir todo o processo a partir de um único lugar.
Ou seja, as vendas são otimizadas uma vez que o vendedor ganha tempo ao encontrar as ferramentas necessárias integradas.
Por isso, o CRM pode ajudar a sua empresa a aumentar a produtividade, elaborar um planejamento estratégico assertivo e aprimorar as estratégias de vendas.
Dessa forma, você alcança vendas mais rápidas e inteligentes.
Conhecer as necessidades dos clientes
A partir da reunião de dados e informações, encontrar as melhores oportunidades de negócio acaba sendo naturalmente uma tarefa mais fácil.
Isso porque agora você consegue conhecer as necessidades do seu público, personalizar o atendimento, aumentar o foco nos seus consumidores e fidelizar clientes.
Acompanhar o desempenho em tempo real
De fato, analisar constantemente a performance da marca é uma estratégia fundamental para o sucesso da empresa.
Desse modo, o CRM é ideal para auxiliar no acompanhamento.
Com um CRM, você consegue ter uma visão realista e precisa do desempenho, tendo contato até com informações mais específicas, como quantidade de leads convertidos.
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Dicas para implementação
Agora que você já sabe o que é CRM e conhece as vantagens de seu uso, você deve estar se perguntando: “como implementar um CRM na minha empresa?”
Pensando nisso, separamos alguns tópicos que merecem a sua atenção:
Proponha treinamentos para a equipe
É muito importante que todos os colaboradores do seu negócio entendam sobre o funcionamento e objetivos do sistema CRM.
Otimize resultados rapidamente
Não demore muito tempo para tomar uma atitude quando verificar que algo está errado.
Nesse momento, é hora de repensar as estratégias para otimizá-las da melhor forma e solucionar o problema.
Tenha calma
Às vezes pode não ser tão simples assim para todos da equipe aproveitar ao máximo as possibilidades que o CRM proporciona.
Logo, vale apostar na paciência e confiar que aos poucos o time entra no ritmo.
Por fim, para que os resultados sejam positivos, invista em um bom planejamento e execução ao implementar o CRM na sua marca.
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Texto escrito por Julia Ugelli, Analista de Marketing Digital na E-Dialog
Estudante de Jornalismo, apaixonada por escrita, fotografia e ukulele.