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Mais produtividade, lucro e eficiência na gestão: esse é o objetivo do chatbot para empresa. Pelo nome, já é possível entender do que se trata – chat + bot (robot). Um robô que interage com os clientes por meio do chat. Com esse recurso, as empresas podem otimizar etapas do atendimento e melhorar a experiência dos usuários da marca na internet.

Apesar de ter um conceito simples, os chatbots já são aplicados com os mais diferentes objetivos pelas organizações. Esses softwares transformam a relação entre pessoas e marcas por meio da tecnologia. Esse processo vai desde a forma como os usuários fazem o uso de seus aparelhos celulares até mesmo as primeiras etapas do atendimento e suporte do consumidor.

Neste artigo, você vai entender como usar o chatbox para empresa, e como ele é útil nos diferentes segmentos do mercado. Confira!

 

Entenda o que são os chatbots

Os chatbots representam o futuro da comunicação com o cliente. São softwares que exercem a interação da marca com as pessoas por meio da troca de mensagens na internet. Por meio deles, o usuário recebe respostas instantâneas para diferentes questões sobre a empresa, relaciona-se de maneira prática e, muitas vezes, têm seu problema solucionado na conversa com o robô.

A comunicação automatizada otimiza o tempo do cliente, e também auxilia no trabalho da equipe de atendimento. Apesar de exercer boa parte do diálogo com o público, os chatbots possuem certa limitação, não podendo responder a todos os pontos relacionados à empresa. Nessa etapa, pessoas reais assumem a conversa para que a experiência do usuário seja a mais satisfatória possível, como já foi mostrado pelo site marketingdeconteúdo.

Os robôs programados a partir de padrões possuem perguntas predefinidas e suas orientações são feitas de acordo com as respostas enviadas pelos clientes. Há também os mais refinados, que geram informações mais completas, já que assimilam o que foi fornecido por cada usuário na interação.

 

Tipos de chatbots para empresa

Existem diferentes tipos de chatbots. Entre os mais utilizados podemos citar os seguintes:

Escudo

Programado para situações comuns no dia a dia da empresa, como dúvidas frequentes, insatisfação e suporte ao usuário.

Otimizador

Realiza tarefas mais precisas para facilitar a vida do cliente. Com ele, não é mais necessário passar muito tempo em ligações para a marca ou baixar aplicativos para executar determinadas ações. Para deixar mais clara a função dos otimizadores, vamos dar o exemplo focado em restaurantes. Com esses softwares, o usuário consegue realizar pedidos, visualizar cardápio e até mesmo customizar a conversa por mensagem de voz.

Proativo

Esse tipo de chatbot para empresa é usado com o intuito de ser o mais prático possível. Os robôs monitoram as ações dos usuários e fornecem os auxílios necessários nos momentos ideais para isso.

Conversacional

Por meio deles, os internautas conversam com a marca, com respostas programadas para cada assunto.

Social

Sua atuação é com um número muito grande de pessoas. Por isso, esse chatbot realiza tarefas bem específicas para a empresa. Como exemplo, podemos citar contagem de votos e enquetes.

 

Os benefícios do chatbot para empresa

 

Os robôs atuam em conjunto com os colaboradores das organizações para simplificar os processos, nutrir e atender os clientes e ainda captar novos consumidores para os produtos e serviços. Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário ser uma firma de grande porte para utilizar essa tecnologia. Pelo contrário. Como já mostramos, um dos intuitos dos chatbots é proporcionar o crescimento da marca. Isso porque o recurso pode:

  • Melhorar a satisfação dos clientes
  • Aumentar a vantagem competitiva em relação à concorrência
  • Diminuir os custos
  • Aumentar a produtividade
  • Servir como um canal de comunicação em horário integral
  • Conhecer o comportamento dos clientes
  • Fornecer dados importantes para a melhor experiência do usuário

A pergunta chave para este artigo é: Como usar um chatbot para empresa? Responder a essa pergunta requer identificar as dificuldades e oportunidades da marca, além de descobrir como melhorar a experiência do público do seu negócio no meio digital.

Leia mais: Como escolher uma boa consultoria em marketing digital?

Definido o seu objetivo com o uso do chatbot, as principais vantagens de utilizá-lo são:


Nutrição dos leads

Os leads são os potenciais clientes. Eles já foram atraídos de alguma forma por uma ação da empresa e forneceram informações como nome, e-mail, rede social, empresa, entre outras.

Como o contato no inbox das redes sociais é mais informal que o e-mail, e ainda gera uma proximidade com o usuário, um artifício é nutrir o público por essa plataforma.

É importante ressaltar que nutrir os leads não é apenas produzir e enviar conteúdos informativos. O ponto chave dessa estratégia é saber o momento ideal de entregar determinada informação.

Saiba mais: Você sabe o que é funil de mídias sociais?


Aumento das vendas online

Como mencionado anteriormente, uma das vantagens dos chatbots é a relação mais informal com o público. Para o ramo de e-commerce, os robôs atuam como vendedores disponível em todos os horários para atender. Além de o cliente ter a compra facilitada, já que ele não precisa acessar o site, ainda consegue tirar dúvidas sobre os detalhes da mercadoria ou serviço.

É muito interessante o usuário poder efetuar o pagamento por meio do chat e, na maioria das vezes, de forma até mais rápida do que por outros meios.

Além disso, por conta dessa relação online com o cliente, o robô passa a identificar os padrões de comportamento dos consumidores e recomendar produtos que agradarão.


Qualificação dos leads

Essa questão é extremamente importante para empresas de todos os portes. Qualificar um lead é perceber em qual etapa do funil de vendas a pessoa se encontra, para decidir a melhor forma de conduzi-lo na jornada de compra.

O mais importante do chatbot para esse momento é a automatização do processo por meio de questionamentos simples aos potenciais clientes. Algumas vezes, interações espontâneas dos usuários já indicam se eles já estão na fase da conversão ou também se podem ser desqualificados. Este último indicador representa que não vale a pena investir ações para determinado cliente.


Praticidade e eficácia no atendimento

A marca ganha a confiança do público quando atende com rapidez e se torna útil para sanar a dificuldade de cada um. Diferente do que pode parecer, o atendimento customizado é mais fácil de ser realizado pelo chatbox que pela equipe da empresa.

Os robôs conseguem se conectar aos bancos de dados, informações das redes sociais e CRM para entender o comportamento do público e personalizar o suporte com mais rapidez. Portanto, a experiência do usuário se torna mais agradável, por ter suas questões solucionadas da forma mais objetiva possível.

Leitura complementar: Saiba como fazer uma análise de mercado de mídias sociais


Atuação em pesquisa de mercado

Uma funcionalidade para a qual o chatbot pode ser programado é a de pesquisa de mercado. Quando a empresa precisar coletar dados para determinada ação, a ferramenta permite que os robôs estabeleçam diálogos que levarão a respostas sobre o tema.

As informações recolhidas serão úteis não só para a marca, que fará a ação de acordo com a preferência do público, mas também para os clientes, que contarão com produtos ou serviços que atendam suas necessidades.

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