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Conheça as novidades 2020 do Marketing Digital 

Já é tradição aqui na E-Dialog apresentar no final de cada ano as tendências de marketing digital para o seguinte. É ousado e desafiador propor essas tendências porque não apenas a cada ano, mas até mesmo a cada mês surgem novas ideias, ferramentas e estratégias na área. 

Por isso, nós que trabalhamos com o Marketing Digital precisamos ser desbravadores, como diz o nosso Código de Cultura. Para o próximo ano, mais do que novidades tecnológicas, pode-se dizer que também é um momento de voltar para as raízes e fazer o tradicional arroz com feijão. Confira agora o que se pode esperar de novidade nas Tendências 2020 para o Marketing Digital. 

#1 2020 é o ano do arroz com feijão 

O que mais se fala em tendência para o próximo ano é quase um retorno às origens da comunicação, que se um dia foram deixadas de lado, não deveriam. Comunicar, seja por meio tradicional ou digital, é sinônimo de interação com pessoas. Por isso, o foco de toda e qualquer campanha, post, email, vídeo, etc. é estabelecer uma conexão humana. Portanto, a palavra de ordem para 2020 é: humanização

Em termos mercadológicos, a estratégia é denominado “Customer-Centric Marketing”. Essa estratégia coloca o cliente no centro das ações e não os canais de comunicação e sua métricas. E isso faz total sentido, não é mesmo? Se o cliente se conecta com a marca e sente-se contemplado por seus serviços ou produtos, consequentemente irá se comunicar (melhorando métricas dos canais) e efetivar compras (incrementando a receita). 

#2 Branding 

Se você pensa que Branding, já é uma estratégia posta, talvez esteja até certo. Mas, o reconhecimento de marca se já não é novidade, nunca deixou de ser tendência

Aqui na E-Dialog, branding aliado a performance são projetos que tem crescido a cada dia. E, esse movimento é sentido por todos que trabalham na área. Foi o que pudemos perceber em todos os eventos da área que estivemos presentes neste ano.  

Valorização da história da marca, otimização no designer, responsabilidade socioambiental colocando em foco questões como o esgotamento de recursos naturais, feminismo e direito LGBT são algumas das muitas ações que se espera de uma marca que se posiciona. 

E não porque está “na moda”. O consumo cada vez mais consciente tem se tornado uma realidade também no Brasil. Por esses e outros motivos (entre eles a concorrência e métricas hostis das redes sociais) as marcas precisam se posicionar on e offline e levantar bandeiras para criar conexões com o público. 

#3 Podcast 

Esse tópico tem sido destacado como tendência desde o ano passado. E, não é para menos colocar ele aqui novamente. De acordo com Gary Vaynerchuk, conhecido por antecipar novidades do mercado, você já deveria estar começando o seu podcast agora mesmo! 

Isso por dois motivos: 1- O alcance orgânico (tão desejado) do podcast é excelente. 2 – Seus frutos são colhidos a longo prazo.  

Como já trouxemos de informação aqui no blog o Spotify divulgou pesquisa em que espera-se que mais de 20% de seu conteúdo seja não musical, apontando o podcast como a principal tendência para preencher esse espaço. Isso porque a plataforma já dobrou o seu público de audiência para esses conteúdos e contabiliza mais de 30 mil novos podcasts. 

#4 Pesquisa por voz 

Até o ano que vem metade de todas as buscas online será por comando de voz, de acordo com o WorldStream. Você está se preparando para essa nova realidade? 

É imprescindível adaptar os conteúdos para serem encontrados de forma orgânica nessa nova forma de interação com os conteúdos. Para começar, Google Meu Negócio tem tudo a ver com pesquisa de voz! Informações rápidas e precisas relacionadas ao setor de atuação e a sua localização contribuem para rankear bem na pesquisa orgânica. 

Outra dica nesse sentido é criar páginas específicas com respostas para as perguntas frequentes do seu público. Imagine: seu público-alvo tem uma dúvida (que a solução está relacionada com o que você oferece), ele aciona o smartphone e faz uma rápida pesquisa de voz. “O que é…?” “Como funciona…” “como arrumar…?”. Se você as responde de forma rápida e assertiva está saindo na frente da concorrência nos cliques e possibilidade de fechar um negócio. 

Para descobrir essas dúvidas frequentes é simples! Bastas perguntar aos seus próprios colaboradores que lidam diretamente com o público. Ou ainda usar a própria pesquisa do Google para encontrar essas questões. Dessa forma, é possível gerar conteúdo que solucione o problema do público e que seja bem posicionado para a pesquisa de voz. 

#5 LinkedIn 

O LinkedIn é uma rede social voltada totalmente para business e que ainda tem um alcance orgânico excelente. Então, use isso a seu favor e em favor de sua marca! A dica aqui, mesmo na plataforma que traz um conteúdo mais formal, a ideia continua sendo a humanização para aproximar do público. Contar histórias e experiências e posicionar a marca como autoridade do mercado funcionam. 

Leia aqui como O LinkedIn pode gerar vendas

As tendências 2020 do Marketing Digital estão postas. E aí, como você vai usar tudo isso a seu favor? Aproveite o próximo ano para experimentar, sem se esquecer de colocar o seu cliente (interno ou externo) como foco de toda a sua comunicação. Afinal, marketing digital é feito de pessoas para pessoas. 

Gostou do artigo? Leia mais sobre gerenciamento de redes sociaisconsultoria Google AdsInbound Marketing e outros assuntos de marketing digital no blog da E-Dialog.