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Antes da web 2.0 o internauta nunca teve tanto poder. Se o blog era visto como um local de opinião pessoal, hoje o chamado “post patrocinado” ameaça pôr em risco a credibilidade dos blogueiros. Profissionalização do blog ou opinião vendida? A polêmica só está começando.


Os blogs começaram a se desenvolver por volta dos anos 2000 e logo se popularizaram por serem uma ferramenta que permitia aos leitores se tornarem produtores de conteúdo e promovia uma maior interação por meio de comentários a cada post. Com o sucesso e contínuo crescimento, os blogs deixaram de ser meros diários virtuais em que se podia escrever sobre qualquer assunto (esporte, ciência, religião, culinária, moda, etc) para se tornarem verdadeiros formadores de opinião.

Pense bem: antes de comprar alguma coisa, a maioria pesquisa as vantagens e desvantagens de um produto. No site da marca, você encontra só as vantagens, certo? E em que lugar você acharia realmente a opinião do consumidor que testou o produto? Pois bem, muitos blogs começaram a contar suas experiências com produtos, ora elogiando, ora escancarando os pontos negativos. O boca a boca agora é em nível nacional. Hoje são cerca de 2.600.000 blogs atualizados diariamente no Brasil.

Com a Internet, a fonte oficial ficou para trás. Hoje as pessoas querem a troca de informações com outros internautas. E isso, claro, se estende para todas as redes sociais. Todo mundo tem uma opinião sobre o mais novo lançamento da Apple, por exemplo. E esse tipo de opinião vem ganhando tanta força que pode influenciar na hora da compra.

E eis então, que as grandes marcas, atentas para este novo nicho formador de opinião, resolvem patrocinar alguns dos principais blogueiros. São sorteios promovidos pelos blogs, promoções culturais, posts que destacam determinado produto… E muitas vezes, não fica claro para o leitor até que ponto é a opinião do blogueiro, ou apenas conteúdo promocional. Muitos leitores se sentem insultados com essa prática. Uma das soluções encontradas pelos blogueiros foi a de deixar em destaque o fato de ser um post patrocinado.

O fato é que os blogs estão evoluindo e ganhando dinheiro com isso. A evolução foi tanta que o microblog Twitter permite agora qualquer pessoa emitir sua opinião em apenas 140 caracteres. E os blogs tradicionais não acabaram. A grande questão talvez não seja analisar através de que meio os internautas emitem a sua opinião, mas como elas podem influenciar comportamentos. Algo mais complexo e assunto para um outro post.