(11) 2391-2275 - (21) 2391-7727 - (31) 2595-0730 - (32) 3026-2640 - Whatsapp: (11) 97352-2675 digital@edialog.com.br
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie)
Loading...

Para entender a melhor maneira de investir em Links Patrocinados, você deve ter uma ideia de qual é a sua eficiência em termos de conversão/vendas. Vamos utilizar o exemplo de um site de e-commerce.

1) O primeiro passo é recolher o máximo de dados possíveis sobre acessos ao site e, se possível, verificar quantas pessoas fizeram negócios a partir de contatos online. Vamos supor que para cada 1000 acessos únicos em sua página, você consegue cerca de 10  produtos comprados. Esse é um número que varia bastante dependendo do ramo de atuação – há empresas que atingem melhores taxas e outras que têm um número bem menor. Isso nos dá uma taxa de 1% de eficiência.

2) Vamos considerar que o produto vendido tem preço final de R$ 80,00. Ou seja, a cada mil visitantes, você, tem em média, 800 reais de lucro bruto. Nessa segunda etapa, entra o seu percentual de investimento em marketing – 10%?20%? Nessa hipótese, ficamos com um valor de 10% investido na captação de novos clientes. Pronto, você já está no caminho. Para alcançar 1000 visitantes (10 vendas), sua capacidade de investimento é de 80 reais (sem esquecer os resultados pretendidos).

3) Com isso, você chega no seu Custo por Clique(CPC). Na hipótese acima, podemos gastar, no máximo, 0,08 por clique. Nesse caso, entramos numa situação difícil pois 8 centavos por clique é uma meta bastante ousada e que demanda uma alta atratividade do produto. Caso o produto não tenha um atrativo enorme, você corre o risco de demorar parar conseguir 1000 cliques e, possivelmente, os mesmos não serão de qualidade – não trarão os devidos resultados. Numa situação dessa, você deve avaliar se seu investimento de marketing está adequado ou, então, se a utilização de Links Patrocinados é a mais recomendada (pode não ser).

O Google possui uma ótima ferramenta para compreender o que o mercado está procurando e o que você pode entregar: https://adwords.google.com.br/select/KeywordToolExternal. Basta definir as palavras-chave que estão conectadas a seu negócio e obter dados sobre competitividade e procura.

Os links patrocinados rendem muitas análises e abordagens – lembre-se também que você pode patrocinar links em outras redes como Facebook, LinkedIn, Portais e Blogs.

Para encontrar outras maneiras de mensuração, recomendamos artigo do blog Negócios de Valor que serviu de base para esse texto.