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Você administra uma página no Facebook e tem percebido que o alcance vem diminuindo sistematicamente mesmo sem que você tenha feito nenhuma mudança drástica? Isso é normal e proposital. O Facebook trabalha para diminuir o espaço de páginas destinadas a fortalecer e manter marcas que oferecem serviços ou produtos. A mensagem que o Facebook passa é a seguinte: você quer anunciar? Pague por isso. A rede busca um investimento em dinheiro cada vez maior em anúncios e posts patrocinados. O jeito é se adaptar às regras do famigerado algoritmo e driblar algumas das mudanças. Confira nesse post 5 motivos pelos quais seus posts têm pouco alcance!

#1 Falta de variação nos posts

Você segue sempre o mesmo padrão de postagem? Posta, normalmente, um texto acompanhado por uma arte (com texto incluído nela também)? Se seus posts têm pouco alcance, isso pode ser uma explicação. O Facebook rejeita uma “fórmula” para postagens. Procure sempre variar. Poste uma arte sem texto um dia, um texto sem arte no outro, um vídeo, um link… não se acomode em um tipo de postagem só!

#2 Imagens muito grandes

Procure variar no tamanho das artes ou imagens que você posta na timeline da sua página. O Facebook restringe o alcance de imagens que ocupam muito espaço nas timelines das pessoas. Quanto maior, menor será o alcance. Se você quer manter sempre o tamanho das artes que posta, o seu árduo desafio será criar um conteúdo que gere muito engajamento e faça com que muita gente curta, comente e compartilhe. pouco alcanceDessa forma, o algoritmo entende sua postagem como relevante e interessante, e deixa passar o fato de ela ser muito grande.

Confira esse infográfico ao lado retirado do site Sneezy com diferentes tamanhos de imagens para posts do Facebook!

#3 Falta de patrocínio dos posts

Se você quer que muita gente conheça sua página em um tempo mais curto, o patrocínio de posts é obrigatório. Como dissemos lá em cima, a mensagem do Facebook é clara: pague por sua propaganda. O algoritmo vem sendo alterado insistentemente para diminuir o alcance de posts sem patrocínio. Uma verba diária de um real, que seja!, já faz uma diferença enorme no alcance que você terá.

#4 Postagens em horas erradas

Vamos supor que você gerencie uma página de uma companhia aérea. É de se esperar que o público-alvo dessa página seja de adultos e jovens adultos, pessoas que já estão empregadas e que, portanto, tenham mais poder aquisitivo que, digamos, adolescentes que ainda estão estudando. Afinal de contas, você quer atrair gente que tenha dinheiro próprio pra comprar suas próprias passagens, certo?

Portanto, qual o sentido em fazer postagens de madrugada? Qual o público que está online de bobeira no Facebook à 1h da manhã? Fazendo isso, sua página provavelmente estará atingindo o público errado. Se esse público não tem interesse no seu conteúdo, seus posts não vão gerar engajamento e, logo, terão um alcance cada vez menor.

O mesmo vale para páginas que têm como foco o público adolescente e que faz postagens durante a manhã, período em que, geralmente, essas pessoas estão estudando.

#5 Conteúdo não está bom

A auto-avaliação é sempre positiva. Se sua página existe para gerar engajamento, para atrair a atenção das pessoas, você não pode entrar no piloto automático das postagens. Sempre visite páginas de concorrentes, de marcas-referência, veja o que eles estão fazendo. Avalie seu trabalho e mude o que for necessário. As redes sociais são um ambiente muito vivo e imprevisível, as coisas mudam de uma hora pra outra. Nada mais equivocado do que, em um ambiente assim, você siga a mesma fórmula sempre.

Esses são alguns dos motivos pelos quais seus posts têm pouco alcance. Leia mais no blog da E-Dialog textos com dicas parecidas com essas. Bom trabalho!

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