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Erros de marketing no Twitter podem manchar a reputação da sua empresa de forma crucial.

Pode ser difícil dominar o marketing digital, mas é inegável que, quando bem feito, ele pode reforçar o seu valor de marca. Mas quando é feito de forma errada, o estrago é grande: ele pode abalar a sua reputação. Abaixo listamos os quatro piores erros de marketing no Twitter que grandes empresas (sim, elas também erram!) tiveram em 2012:

erros marketing twitter

McDonald’s: Em janeiro do ano passado, o @McDonald’s criou o #McDstories no Twitter. A intenção era inspirar os clientes a compartilhar histórias pessoas sobre seus momentos favoritos no McDonald’s. No entanto, o McDonald’s não negociou com os clientes para compartilhar somente histórias boas. E, assim, alguns utilizaram a hashtag para falar sobre intoxicação alimentar que tiveram ao comer no fast food.

Lição: Você não pode controlar o que os consumidores dizem ao usar o hashtag.

erros marketing twitter 2

Snickers: Também em janeiro, a Snickers do Reino Unido contratou a modelo Jordan para twittar sobre temas que ela provavelmente nunca twittaria, como dívida da Zona do Euro e produto interno bruto da China. Jordan também comentava como se sentia ao comer um chocolate da Snickers. Os tweets deixaram muitos seguidores de Jordan confusos, acreditando que sua conta no Twitter havia sido hackeada.

Lição: Consumidores “engraçadinhos” podem chamar a atenção para sua marca de maneiras interessantes mas, normalmente, não do jeito certo.

erros marketing twitter 3

Toyota Camry: Em fevereiro, a gigante japonesa criou nove contas no Twitter para divulgar o novo Camry durante o Super Bowl. A Toyota (@Toyota) então twittou – neste caso, spams –mensagens não solicitadas sobre um concurso de prêmios, no qual um dos prêmios seria o Camry, para as pessoas que twittassem qualquer coisa usando a hashtag Super Bowl. A reação dos consumidores que se seguiu, levou a Toyota a fechar todas as suas contas promocionais no Twitter e emitir um pedido de desculpas.

Lição: Tweets de marketing de massa impessoal pode alienar clientes. Atenha-se a mensagens personalizadas que envolvam os consumidores.

KitchenAid Logo

KitchenAid: No dia em que Barack Obama mencionou sua falecida avó, durante um debate presidencial, em outubro do ano passado, a KitchenAid de alimentação twittou um comentário insensível sobre ele e sua campanha. O indivíduo responsável pelo tweet inadequado foi demitido de suas funções e a empresa foi obrigada a limpar a bagunça.

Lição: O gerente de mídia social deve adotar um tom que reflete a imagem da sua empresa e manter suas opiniões pessoais (e políticas) fora de seu marketing de mídia social.