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As redes sociais são uma ferramenta excepcional para divulgar sua marca, seu produto e seu trabalho. A possibilidade de atingir milhões de pessoas apenas pela internet e fazer com que elas tenham contato com o que você está divulgando faz com que essa presença seja obrigatória para quem quer aparecer. Mas para isso suas campanhas em redes sociais precisam ter sucesso!

Uma das maneiras de usar as redes sociais para divulgar o que você deseja é através das campanhas. Engajar seus curtidores, fazê-los participar ativamente da página, garantir algo que eles recebam em troca e, consequentemente, ter potenciais clientes mais próximos de você pela ação.

Mas não é só pensar e lançar uma campanha. O sucesso das campanhas em redes sociais depende de como ela é pensada, planejada e das estratégias usadas. Confira nesse post 5 dicas para gerenciar uma campanha bem sucedida nas redes sociais!

1) Escolha e construa a campanha correta

De votações a quizzes interativos, as redes sociais são palco de uma variedade enorme de campanhas. Campanhas diferentes fornecem resultados diferentes. Tenha seus objetivos em mente e escolha o melhor tipo de campanha para sua página (saiba como nesse artigo em inglês). É fundamental que ela também seja compatível com dispositivos móveis e, se for o caso, não funcione apenas no Facebook. Existem várias outras redes sociais onde seu cliente pode estar navegando, não se restrinja ao óbvio!

2) Use o action-gating

Em agosto desse ano, o Facebook anunciou o fim do like-gating, a estratégia de “curtir para participar”. Para participar de uma campanha, o interessado era obrigado a curtir a página. Isso não existe mais.

Por outro lado, há o action-gating. Ações como pedir para o participante da campanha compartilhar o endereço de e-mail com a página em troca de algo da página. Isso é permitido e pode ser uma boa estratégia para iniciar uma campanha.

Campanhas em redes sociais - ligação

3) Divulgue!

Construa sua campanha de forma que ela seja divulgada espontaneamente. Peça aos participantes para compartilharem o conteúdo para terem mais chances de vencer ou como condição para participar da campanha. Divulgue em todos os canais da empresa, se for o caso, no site e outros perfis em redes sociais. O segredo de uma campanha bem sucedida está no alcance que ela tem no público. Logo, quanto mais gente tiver contato, melhor.

4) Ofereça o prêmio certo

Pode parecer muito tentador oferecer um prêmio caro como um iPhone 6, por exemplo. É um item caro, sonho de consumo de muita gente e que, com certeza, vai atrair atenção para sua campanha. No entanto, é um prêmio que vai chamar qualquer um para sua página, o que pode não ser interessante. Você vai atrair curtidores que não fazem parte do seu público-alvo, e, no futuro, não vão interagir como você espera com seu conteúdo.

O prêmio deve dialogar com o produto que você oferece ou a empresa que você divulga. Por exemplo, se a página for de um hotel ou de uma companhia aérea, ofereça diárias ou passagens. Dessa forma, você terá curtidores “úteis”, gente que provavelmente se engajará mais no conteúdo da sua página.

5) Cuidado com os formulários!

É normal querer conhecer melhor o perfil do seu cliente. Dessa forma, o action-gating pode ser exigir que o participante preencha um formulário de perguntas com nome, data de nascimento, cidade, estado civil e etc. Cuidado! As pessoas até desejam compartilhar informações para concorrer a algo, mas, quanto mais informação ela for obrigada a dar, menor será o interesse dela pela promoção.

Se você deseja obter o máximo possível dos clientes, escolha a informação que for mais interessante e faça com que o preenchimento seja obrigatório. Nas demais perguntas, as respostas podem ser opcionais.

Campanhas em redes sociais – Resumo

As campanhas são uma maneira interessante e divertida de atrair curtidores e potenciais clientes, divulgar sua marca/produto, conseguir informações do seu público-alvo e ter feedback dele.

Para garantir o sucesso das campanhas em redes sociais, faça com que ela também seja mobile e a divulgue em todos os perfis de todas as redes sociais. Boa sorte!

Traduzido do Social Media Examiner.