(11) 2391-2275 - (21) 2391-7727 - (31) 2595-0730 - (32) 3026-2640 - Whatsapp: (11) 97352-2675 digital@edialog.com.br
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie)
Loading...

Acabou o futebol no Brasil em 2014. Até o final de janeiro, o torcedor vive de especulações de contratações, jogadores dispensados, técnicos, gerentes de futebol, estádios e bla bla bla. Ele vai ligar a TV no jornal esportivo e não ter gol pra ver, só os europeus. Vai assistir às mesas redondas e ver um monte de gente rabugenta falando a mesma coisa.  São quase dois meses de tudo, menos bola rolando e rede balançando. Ou seja, NADA.

Como os números e estatísticas dominam o cenário a partir do apito final que encerra o Campeonato Brasileiro, a E-Dialog resolveu mexer em um assunto que tira do sono os milhões de torcedores adormecidos sem os jogos de seus times: os tamanhos das torcidas. Quais são as maiores torcidas no Facebook?

Alvo de discussões tão apaixonadas quanto se o pênalti dado no domingo aconteceu ou não, a briga das maiores torcidas do Brasil mexe com rivalidades como só um bom jogo de futebol consegue. Como se não bastassem as polêmicas pesquisas dos grandes institutos, que sempre despertam os ânimos dos apaixonados por futebol, agora existe a competição na arquibancada virtual. Você curte a página do seu time e vai ver quantos curtidores o seu rival tem e desejando, lá no fundo, que seja menos. É a briga para estar entre as maiores torcidas no Facebook.

A E-Dialog produziu um infográfico mostrando os números da última pesquisa de torcidas do Lance!/IBOPE e o número de curtidores das maiores páginas de clubes do Facebook (em dados coletados no dia 24 de novembro de 2014). No geral, o cenário é o mesmo, com algumas pequenas alterações. Comparamos também as maiores torcidas no Facebook dos clubes europeus e a discrepância que o marketing esportivo e a exposição midiática cria entre os principais clubes do Velho Continente e nossos castigados e endividados times brasileiros. Por fim, uma comparação impressionante com as maiores páginas de jogadores. É a época em que o jogador é maior que a instituição. Volta, futebol!

Untitled-1

Observações

– As quatro maiores torcidas coincidem na pesquisa do IBOPE e no Facebook, mas com uma mudança de ordem. No Face, o Corinthians está à frente do Flamengo. Outras alterações no Facebook surgem com o Santos em 5º (no IBOPE, ele é o 10º) – reflexo da presença recente de Neymar?

– O Cruzeiro, atual bicampeão brasileiro, aparece à frente de Vasco e Atlético-MG no Facebook, enquanto o Galo mostra ter maior torcida para o IBOPE (provavelmente, reflexo da conquista da Copa Libertadores da América e da Recopa Sul-americana).

– O Grêmio está à frente do Internacional nas duas amostragens, o que deve resultar numa briga boa entre amigos gremistas e colorados em Porto Alegre.

– O Botafogo, com um 2014 difícil, “coroado” com o segundo rebaixamento do clube, aparece como a 11ª maior torcida dos chamados doze grandes (dois mineiros, dois gaúchos, quatro paulistas e quatro cariocas). No entanto, para o IBOPE, a torcida do Fogão não só está menor que a do Fluminense, como tem tamanho igual à do Bahia!

Europeus

O que a mídia não faz? Jogos transmitidos para o mundo todo, patrocínios milionários, verdadeiras seleções mundiais com a presença de vários jogadores de Copa do Mundo, camisas vendidas em cada canto, jogos de videogame… tudo isso só reafirma a presença dos principais clubes europeus na realidade de qualquer apaixonado por futebol. Logicamente, as maiores torcidas no Facebook seriam deles.

Veja a diferença: a MAIOR página brasileira, a do Corinthians, só tem mais curtidores que a página MENOS curtida entre os grandes europeus, a do Atlético de Madri. Barcelona e Real Madrid estão quase na casa dos 80 milhões de curtidores, oito vezes mais que o Corinthians.

Instituições perdem para personagens

Há reis da mídia em quase todos os clubes europeus. Isso não quer dizer que eles não tenham qualidade, muito pelo contrário. Só mostra que todo clube tem um apelo muito forte para aparecer e se destacar, além do próprio futebol. O Chelsea tem José Mourinho, o Liverpool tem Balotelli, a Juventus tem Tevez e por aí vai. Mas ninguém é maior do que Cristiano Ronaldo, atual melhor do mundo, Lionel Messi, quatro vezes melhor jogador do planeta, e o rei do carisma, gols bonitos e ego: Zlatan Ibrahimovic.

Se eles fossem clubes, estariam entre as maiores torcidas no Facebook com folga. Ronaldo seria o maior clube disparado: mais de 20 milhões de curtidores a mais que a página do Barcelona, a maior de um clube de futebol no mundo. Messi estaria em terceiro lugar, atrás apenas dos rivais espanhóis e à frente do gigante inglês Manchester United. Ibrahimovic tem duas vezes mais curtidores que o Corinthians: estaria em oitavo entre os grandes clubes. Torcedores, hoje, procuram grandes times ou grandes jogadores?

 

Veja mais infográficos da E-Dialog:

Uma pessoa faleceu. O que acontece com a rede social dela?

E se as eleições fossem no Facebook?