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Alguma vez na vida você já deve ter ouvido falar do inbound marketing ou marketing de atração, mesmo que indiretamente. Em um momento em que o comprador está quase que totalmente online, é necessário não só estar na internet, mas atrair esse usuário e torná-lo um comprador. Sobram ferramentas e falta conhecimento para por em prática. Por isso, preparamos hoje um guia de 8 ferramentas para utilizar e gerar vendas:

Blog: A primeira essencial ferramenta de marketing de atração. Um blog é uma ótima forma de atrair mais visitantes para o seu site. Para que você traga para sua página as pessoas certas, é preciso investir em conteúdos educacionais que falem com seu público e resolvam suas dúvidas.  Existem várias plataformas para criar e gerenciar um blog, como WordPress, por exemplo.

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Mídias Sociais 1: A melhor forma de humanizar a sua marca é ter uma página em uma rede social, compartilhar conteúdos relevantes e interagir com o seu público. Afinal, é aqui que os seus compradores ideais passam boa parte do seu tempo. Para atraí-los é preciso estar onde eles estão. Facebook e Instagram são ótimas sugestões.

Call-To-Action: São botões e links que estimulam o usuário a fazer alguma coisa como realizar um download ou participar de um Webinar. É preciso gerar esses estímulos para gerar leads e convertê-los em potenciais clientes.

Formulários: São ótimos para obter informações sobre os visitantes de seu site e transformá-los em leads. Para isso, otimize o processo o máximo possível. Deve ser fácil fazer o processo e gerar uma troca. Preencher um formulário para ter acesso a um conteúdo exclusivo, por exemplo, é uma boa estratégia. E essa é uma tarefa mais fácil do que você imagina. Confira aqui como fazer uma landing page.

Email 1: O bom e velho e-mail pode te ajudar na tarefa de fechar um negócio. Principalmente se o cliente ainda não está disposto a comprar. Elabore conteúdo relevante para construir a confiança do lead e colaborar para o seu processo de decisão da compra.

Relatórios: Toda ação online precisa ser mensurada para saber o quão efetiva ela foi e quais devem ser os próximos passos. Por isso, invista em revisar suas ações e entender o que pode melhorar. Depois desse estudo, alinhe o que for preciso com a equipe de vendas e marketing da sua empresa e garanta um time integrado. Na E-Dialog, usamos o Reportei para Relatórios de Marketing Digital, você pode testar gratuitamente.

Email Marketing e Automação 2: Depois da venda fechada, é importante manter um bom relacionamento com seu cliente. É hora de encantá-lo para garantir uma fidelização. Por isso, invista em conteúdo de alta qualidade, introduzindo sugestões de novos recursos e produtos que pode ajuda-lo. O MailChimp é uma boa opção para quem quer fazer isso de forma prática e objetiva. Quer melhorar o seu email marketing? Confira aqui.

Mídias Sociais 2: Elas estão de volta porque agora a missão é outra. Depois de uma compra, é comum que surjam dúvidas sobre o produto, necessidade de assistência técnica ou avaliação da compra. Nesse momento é importante ouvir o que o consumidor tem a dizer e se relacionar.

Se você quiser aprender mais sobre Inbound Marketing, leia outros textos do blog:

– 4 dicas para melhorar o resultado no Inbound Marketing

– Como usar Inbound Marketing na sua empresa?