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Você gostaria de usar seu perfil no LinkedIn pra se promover mais efetivamente? Seu pensamento foi além de preencher seu histórico profissional? O LinkedIn é A rede social para profissionais, ela não significa diversão. É trabalho! Mesmo assim, você não precisa fazer do seu perfil um currículo tradicional MALA. Confira nesse texto 4 dicas para melhorar seu LinkedIn.

Saber vender-se é o principal atributo de quem quer se promover profissionalmente. Melhorar o LinkedIn aborda esse aspecto. Estudos apontam que cerca de 71% de especialistas em marketing B2B (business to business, ou seja, marketing para empresas venderem para empresas) apontam que “relevância” é a palavra-chave para qualquer planejamento de marketing. Aponte pontos que você considera que possíveis empregadores considerem relevantes para eles. Por que você seria útil para eles?

A ideia é que seu perfil nessa rede social atraia potenciais parceiros e possibilidades de trabalho. Veja como!

#1 OTIMIZE SUAS DESCRIÇÕES

Fonte: Social Media Examiner

Fonte: Social Media Examiner

Ao invés de simplesmente descrever o cargo que você ocupa atualmente, faça uso desse espaço para atiçar a curiosidade de quem visita seu perfil. A ideia é sair do básico, aproveitar o espaço para mostrar um pouco da sua (de novo essa palavra) relevância. Faça os leitores quererem continuar lendo seu perfil. Dessa forma, é muito mais provável que seu perfil se destaque em um mar de pessoas que se apresentam da mesma forma.

#2 CONTE HISTÓRIAS

Fonte: Social Media Examiner

Fonte: Social Media Examiner

Para melhorar um perfil no LinkedIn, use a seção “Experiência”. Nela, é possível relatar casos vivenciados em trabalhos anteriores, uma forma excelente de, literalmente, “vender seu peixe”. Ao invés de listar do que você é capaz, como um currículo normal, use esse espaço e deixe seu perfil mais orgânico. Conte histórias! Reais, ÓBVIO, mas que chamem a atenção das pessoas. Não invente NUNCA, isso não é nem necessário dizer. Além de mentiroso, demonstra uma falta de honestidade (pra não dizer caráter) que, uma hora ou outra, será descoberta.

Leia sua seção “Experiência” no LinkedIn e faça uma autoavaliação. Escreva algo que ofereça ideias e caminhos para quem possa estar passando pelo problema que você já passou.

#3 COMPARTILHE ESTUDOS DE CASES

Cerca de 88% de especialistas em marketing B2B listam estudos de cases como a forma mais efetiva de marketing de conteúdo. No entanto, a prática de compartilhá-los no LinkedIn não é comum. Como fazer?

Uma forma interessante é utilizar as seções “Experiência” e “Projetos” do seu perfil. Em Projetos, seção na qual é possível transformar o título em um link, você pode direcionar o leitor para um blog ou site seu ou de onde você trabalha, gerando tráfego e fazendo com que as pessoas conheçam esses conteúdos. Ofereça teasers desses estudos em Projetos e detalhe o resto no blog/site.

Em Experiência, é possível discutir outros estudos de case (os que não estão em Projetos, por exemplo).

#4 EXPLORE MÍDIAS DIFERENTES

Enriqueça o seu perfil. Todo o trabalho que está sendo sugerido nesse post para melhorar um perfil no LinkedIn passa por não torna-lo uma versão online de seu currículo. Por isso, abuse dessa possibilidade. Use vídeos, SlideShares, apresentações e quaisquer ferramentas de interação possíveis.

Diferentes mídias atraem mais atenção e, muitas vezes, são a forma mais rápida de traduzir sua relevância e conhecimento em soluções para quem quer que esteja prospectando.

Dica final: essas são ideias de como você pode melhorar um perfil no LinkedIn. O seu olhar sobre essa rede social fundamental para profissionais, empresários e empreendedores deve ser direcionado para a OTIMIZAÇÃO de CADA seção do perfil. Pense em como cada aspecto do seu LinkedIn pode se tornar mais interessante, mais dinâmico e que prenda a atenção. Transforme-o em uma ferramenta sua de marketing. Boa sorte!

Traduzido do Social Media Examiner.

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