(11) 2391-2275 - (21) 2391-7727 - (31) 2595-0730 - (32) 3026-2640 - Whatsapp: (11) 97352-2675 digital@edialog.com.br
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie)
Loading...

Hospedagem para Sites

Dentro da estratégia de marketing digital, o site é peça fundamental. É nele que os usuários vão encontrar as principais informações sobre o seu negócio, como produtos e/ou serviços, comprar online, entrar em contato, entre outros. Por isso, é importante que você invista esforços para que o seu site esteja sempre atualizado e continue atraindo novos visitantes.

Tão importante como investir em layout e conteúdo, é ter uma boa hospedagem. Ela é fundamental para que seu site fique disponível online, além de ter relação com o tempo de carregamento das suas páginas. Por isso, confira agora quais aspectos você deve observar ao escolher a hospedagem para o seu negócio.

Aspectos técnicos do seu site

Os planos de hospedagem de sites são compostos por vários itens. Vamos aqui detalhar os três principais, para você conseguir encontrar o plano que se adequa às suas necessidades.

1) Armazenamento

Se você já possui um site, é importante conferir qual o tamanho dele, para entender qual a sua necessidade de armazenamento. Vale destacar que alguns itens podem pesar para carregar, por exemplo, arquivos muito grandes como fotos em alta resolução ou animações.

Por isso, busque também otimizar estes arquivos, pois além de ocupar muito espaço, eles ainda atrasam o carregamento de um site.

Imagine um usuário tentando acessar seu site na sua internet móvel e ele demorar porque a página está tentando baixar uma imagem de 5MB. Sabe o que vai acontecer? O usuário não vai esperar. Por isso, antes de subir imagens pesadas, procure alternativas para compactação..

2) Memória

Outro item a ser observado é a memória. Ela é responsável por deixar disponível seus arquivos para os usuários que estão tentando acessar. Ou seja, para sites estáticos e/ou com poucos acessos, costumam usar pouca memória, enquanto um e-commerce e/ou site com muitos acessos acaba por consumir muita.

Por isso, é importante você verificar a performance do seu site através do painel de controle da sua hospedagem. Ele deve informar os recursos que estão sendo consumidos, e quando este estiver estourando esses limites, você deve avaliar se o seu site precisa de algum ajuste ou upgrade do seu plano.

A opção de painel disponível no mercado é o cPanel, mas empresas como a KingHost possuem seu painel personalizado, de forma a ser mais intuitivo para o uso.

3) Backup

Além disso, é muito importante você estar atento ao backup oferecido pelo serviço de hospedagem. Afinal, em casos de ataques ou algum problema mais grave com o seu site, é bom contar com backup atualizado, para não ter prejuízos e perder o que já estava online.

Serviços complementares que fazem a diferença

Agora que você já sabe sobre os itens essenciais dentro de um plano de hospedagem de sites, vamos falar sobre outros recursos que normalmente estão inclusos dentro da contratação de um serviço de hospedagem.

Um destes recursos é o certificado SSL, que pode ser gratuito ou pago. Ele é importante para garantir maior segurança ao seu site, ao utilizar criptografia nas trocas de informação entre o seu site e o usuário. É fundamental que você tenha um certificado de segurança quando você solicita informações do usuário, como e-mail, login e senha, e cartão de crédito. Essas informações sensíveis devem estar protegida para não caírem nas mãos de terceiros. Por isso, busque planos que ofereçam certificado SSL.

Outro item interessante é espaço de armazenamento para contas de e-mail. Afinal, você deve usar o e-mail da sua empresa com um domínio personalizado. E você precisará de espaço de armazenamento para os emails. Por isso, aproveite que você já está procurando um serviço para hospedagem do seu site e contrate um plano com armazenamento para seus emails.

Dentro do universo de hospedagem de sites existem muitas empresas nacionais e internacionais. As empresas estrangeiras costumam oferecer planos com custos menores, porém, um dos itens que você deve observar é o suporte. Empresas internacionais costumam não oferecer suporte, ou então apenas em outros idiomas que não o português. Por isso, um grande diferencial de empresas nacionais é possuir um suporte especializado em hospedagem de sites, que atende 24h por dia, 7 dias por semana.

Escolha uma hospedagem especializada

Outra opção que você encontra no mercado são as hospedagens especializadas. Você encontra esse tipo de hospedagem para as principais plataformas disponíveis no mercado, como WordPress e Node.js.

Tá, mas qual é a vantagem de contratar uma hospedagem especializada?

Então, quando você possui uma hospedagem de acordo com a plataforma utilizada pelo seu site, como por exemplo uma Hospedagem WordPress, seu site roda em um ambiente propício para este CMS. Enquanto a hospedagem compartilhada possui uma configuração de servidor ampla, ou seja, que se adeque a múltiplas plataformas, um servidor de hospedagem dedicada conta com configurações específicas para aquele tipo de plataforma.

Por isso, ao optar por uma hospedagem especialista, você pode ganhar mais velocidade no carregamento do seu site, pois ele vai rodar dentro de um servidor adequado a necessidade dele. O plano de hospedagem compartilhada também funciona para o seu site, mas se você puder optar por uma especializada, você consegue usufruir melhor dos recursos contratados.

Hospedar um site pode parecer algo bastante complicado, principalmente para quem não é da área da TI. Contudo, hoje em dia, esse desafio pode ser bem mais fácil do que parece.

– Artigo escrito pela Kinghost.