(11) 2391-2275 - (21) 2391-7727 - (31) 2595-0730 - (32) 3026-2640 - Whatsapp: (11) 97352-2675 digital@edialog.com.br
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie)
Loading...

Desde que a Apple anunciou que vai lançar o iCloud (serviço de armazenamento online e transmissão de música pela internet) não se fala em outra assunto no mundo da tecnologia. Porém, essa “nuvem” não é novidade. Amazon, Google e Microsoft já possuem suas nuvens.

Mas afinal, o que é a tal nuvem da computação?
De acordo com a matéria “Nuvens carregadas”, da Folha de S. Paulo, “computação em nuvem é, basicamente, um modelo que permite o acesso a recursos computacionais fornecidos por uma rede remota de computadores, em vez de máquinas locais dedicadas”. Isso quer dizer que você pode utilizar serviços para acessar seus dados online, como o Google Docs, por exemplo.

Vantagens e desvantagens
Como todo serviço, claro, temos as vantagens e as desvantagens de toda essa praticidade da nuvem. Na matéria da Folha, a portabilidade (possibilidade de utilizar o serviço em qualquer lugar através da conexão) e a segurança (muitas empresas trabalham com uma boa estrutura de recursos redundantes, o que diminui a chance de que serviços fiquem indisponíveis por problemas operacionais) são as características apontadas como vantagens da nuvem.

Mas é exatamente a segurança que apresenta também a fragilidade do recurso. Se houver uma falha, o sistema deixa os usuários sem acesso aos seus dados. E o que dizer sobre a privacidade? Vide o caso da Sony que permitiu que informações de mais de 100 milhões de usuários fossem roubados.

Navegue na nuvem
Algumas ferramentas para você utilizar os recursos da nuvem, podem ser divididos em:

a) serviços de edição de documentos: Google DocsZoho, Docs eAcrobat.com

b) serviços para guardar e sincronizar arquivos: DropboxSugar Sync Microsoft Windows Live Mesh + Skydrive

c) serviços de streaming de música: Rádio UOLSonoraLast.fmGrooveshark