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Em tempos de quarentena, o que já era moda, virou uma febre. São muitos famosos, amigos, marcas e especialistas lançando mão das redes sociais para conversar nesse momento de isolamento, sobretudo por meio do ao vivo. O Instagram é uma das redes sociais que mais chama a atenção nesse contexto. Se você também deseja se comunicar com o público com essa ferramenta, descubra tudo o que precisa saber sobre o assunto, desde o tutorial completo de como fazer live no Instagram, até as boas práticas que podem deixar seu conteúdo mais atrativo. Confira:

Tutorial: como fazer live no Instagram

1- No mesmo local em que se posta stories procure o “ao vivo”

Como fazer live no Instagram, imagem do primeiro passo: selecionar o ao vivo

2- Clique em “Iniciar o vídeo ao vivo”. A rede social vai verificar se a sua internet tem estabilidade suficiente para fazer uma live.

Como fazer live no Instagram, imagem do segundo passo: aguardar a rede verificar a conexão

3- Depois disso, já está ao vivo para seus seguidores. A live no Instagram pode durar até 1 hora e você tem muitos recursos para interagir com o público. Consegue ver quantas pessoas estão te assistindo e também enviar notificação para os seus seguidores de que a live está em transmissão. Além disso, pode receber e responder comentários e, até mesmo, convidar um amigo para participar da live com você.

Como fazer live no Instagram, imagem do terceiro passo: ao vivo iniciado

4- Para encerrar, basta clicar no canto superior direito. Você ainda terá a opção de compartilhar a gravação da live nos stories. Assim, quem não conseguiu acompanhar em tempo real terá o conteúdo disponível por mais 24 horas. Também pode salvar a gravação da transmissão em seu celular, no símbolo no canto superior da tela (como na imagem 2).

Como fazer live no Instagram, imagem do quarto passo: encerrar live

Como fazer live no Instagram, imagem do quinto passo: salvar live no celular

Leia também: Como fazer vídeos no Instagram

Para que fazer uma live no Instagram?

Dentro do Marketing Digital o Instagram e todos os seus recursos são ferramentas para criar relacionamento! Ou seja, se você, enquanto marca, deseja fazer uma live, pense em conteúdo informativo e relevante para o seu público. Não lance mão desse recurso para vender, esse não é o local nem o momento. 

Por exemplo, se vende máscaras de proteção individual, não faça uma live no Instagram para falar de uma promoção do produto. Opte por uma live com um especialista explicando a importância de seu uso, assim leva uma informação relevante para seus seguidores e cria uma relação de confiança entre eles e a sua marca.

Recursos da live

Antes e durante a transmissão você ainda tem alguns recursos, como selecionar câmera traseira ou frontal (que também pode mesclar ao logo da live), no ícone de configurações pode optar por ocultar o ao vivo de algum seguidor específico ou desabilitar comentários de usuários durante a transmissão, entre outras opções.

Vale destacar também que, você pode salvar a live nos seus destaques após as 24 horas dela nos stories. Assim, não deixa o conteúdo se perder.

Boas práticas

Homem de frente ao celular fazendo uma live, representação das boas práticas para um ao vivo

Agora você já sabe tudo o que precisa sobre como fazer live no Instagram. Mas, para deixá-la ainda melhor, aqui vão algumas dicas de boas práticas para você melhorar o seu ao vivo e chamar a atenção da audiência.

Roteiro

Sabemos que uma live no Instagram é um conteúdo mais informal e descontraído. Mas nada pior do que “ter um branco” no meio da sua fala, ou se perder nos pensamentos. Então, faça tópicos do que precisa ser dito, assim terá uma forma de se guiar. Além disso, se você for uma pessoa que não tem o hábito de fazer esse tipo de conteúdo, treine um pouco antes.

Gif de um homem com a mão na cabeça e escrito "De repente, deu um branco", representação da importância do roteiro na live

Divulgação prévia

O Instagram avisa quando uma live começa, além disso, prioriza o ao vivo na sequência de stories que o usuário vê. No entanto, é sempre importante fazer uma divulgação prévia de que a live ocorrerá. Assim, seus seguidores podem se programar para assisti-la, além de criar uma expectativa sobre o que será falado.

Você pode fazer isso por meio de um post no Instagram, anunciando quando será e apresentando a pessoa ou as pessoas que vão falar no ao vivo. Também pode gravar stories com contagem regressiva chamando as pessoas para marcarem presença na live.

Produzir o ambiente

Pense em um bom local para fazer o seu ao vivo. Longe de ruídos e preferencialmente bem iluminado. Para que o público permaneça com você é preciso ter condições para tornar a estética também atrativa e funcional. Se você não tiver muitos recursos, aqui o mais importante é sempre o som. Pode ser que a pessoa esteja fazendo outras coisas e apenas te ouvindo, para isso o áudio precisa de uma boa qualidade para reter o público, caso contrário podem acabar desistindo de te ouvir.

Atenção! Lembre-se de colocar no silencioso as notificações do seu celular para evitar interferências no meio da live.

Chegou o dia da sua live no Instagram!

Depois de todos esses passos, chegou o grande momento de entrar ao vivo! Aqui a dica de ouro é: se o seu perfil é aberto lembre-se de apresentá-lo no início da live para os expectadores e dar boas-vindas aos que te assistem. Isso porque alguns deles podem ainda não ser seus seguidores, ou seja, talvez não conheçam você e o seu trabalho. Dessa forma, você já cativa o usuário e o inclui no tema que será tratado.

Interagir com quem assiste

Por fim, a última dica é: interaja com o seu público! O grande diferencial de fazer uma live é estar ali, em tempo real, com as pessoas que tem interesse no que você está falando ou divulgando. Incentive que façam perguntas ou comentários, dê atenção ao que está sendo falado. As redes sociais são uma forma de aproximar marcas e personalidades do público, a live é a forma mais real e constante para se fazer isso. Então, aproveite muito bem esse recurso. Afinal, a comunicação, seja ela presencial ou digital, é feita de pessoas e para pessoas.

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Letícia Fernandes

Texto escrito por Letícia Fernandes, Analista de Marketing Digital na E-Dialog

Jornalista, apaixonada por viagens, livros, filmes de romance e cachorro-quente!