(11) 2391-2275 - (21) 2391-7727 - (31) 2595-0730 - (32) 3026-2640 - Whatsapp: (11) 97352-2675 digital@edialog.com.br
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie)
Loading...

A Internet mudou completamente a forma que consumimos e com que temos contato com produtos e processos de compra. Por exemplo, se eu fosse descrever um processo de compra de uma geladeira há vinte anos, o vendedor só teria contato com o consumidor quando este viesse até a loja. Era neste momento em que o vendedor tinha a oportunidade de vender seu produto, apontar suas qualidades e usar de todos os seus argumentos de venda. Com o Inbound Marketing o comércio consegue acompanhar toda a jornada de compra do cliente antes mesmo de chegar ao momento da venda. 

Atualmente, temos uma situação totalmente diferente. O consumidor já chega na loja (física ou e-commerce) decidido. Ele já realizou pesquisas sobre o produto que melhor atende a suas necessidades, qual o melhor preço, informações técnicas e condições de pagamento no site do vendedor. Já foi impactado por depoimentos em fóruns a respeito do produto, “review” do produto no youtube, por opiniões de amigos e também de influenciadores digitais. Ele chega até a loja (física ou e-commerce)  já sabendo o que quer, com informações suficientes para tomar sua decisão.

A Jornada do Consumidor

Aprendizado e Descoberta > Reconhecimento do Problema > Consideração da Solução > Avaliação e Compra

Como adequar minha marca para essa jornada de compra?

Dada a essa nova realidade, as marcas precisam influenciar o consumidor antes da decisão de compra, se adequar a sua nova jornada. Mas, como gerar conteúdo relevante e de acordo com os hábitos de consumo de seu público-alvo? As dicas abaixo vão te ajudar a montar essa estratégia.

Dica 1: Saiba onde seu consumidor busca por informação

Mapeie as fontes de informação utilizadas pelo seu consumidor.  Você pode fazer isso através dos sites e blogs com melhor posicionamento no Google que falam sobre seu produto. Também através de vídeos com maior números de views de influenciadores com maior relevância. Nesses canais, fique sempre atento aos comentários das publicações. São nos comentários que as dúvidas e percepções de seus consumidores estão, você pode tirar desses comentários ideias de conteúdos que sua marca pode produzir. Além de conseguir detectar os conteúdos que geram mais engajamento/ interesse.

Dica 2: Entenda como ele pesquisa por seu produto ou serviço

Para atingir o público certo, seu conteúdo deve utilizar a palavras-chaves corretas. Que são os termos que definem o seu texto e que o usuário jogará no Google para achar o seu conteúdo.  Antes de produzir um conteúdo, identifique quais palavras seu cliente utiliza para buscar pelo seu produto ou serviço. Aqui na E-Dialog, antes de produzir algum conteúdo utilizamos algumas ferramentas para fazer esse mapeamento de palavras-chave, como:

 

Dica 3: Identifique a persona do seu consumidor e traça suas estratégias para essa persona

A persona são personagens fictícios criados para representar as características comuns dos clientes identificados como ideais pela empresa. A criação de uma ou mais personas tem como objetivo conhecer melhor para quem são direcionadas as mensagens criadas na estratégia de comunicação digital de uma marca. Se você quiser se aprofundar ainda mais sobre o conteúdo de personas, você pode acessar esse outro texto do nosso blog: 

Dica 4: Faça testes! Só assim você vai saber quais conteúdos engajam mais o seu consumidor

Como diz o ditado popular: o feito é melhor que perfeito. Você só vai conseguir identificar se suas estratégias estão dando certo quando começar a testá-las. A longo do tempo, de acordo com os resultados obtidos você vai entender quais conteúdos geram mais interações e quais os melhores canais para divulgá-los. E a partir desses resultados, você vai ajustando as estratégias traçadas.

Inbound Marketing

É preciso influenciar o consumidor antes da decisão de compra, se adequar a sua nova jornada. Então, use e abuse das estratégias do Inbound marketing. Explicando de uma forma bem simplificada, o Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, é  focado no conteúdo. Seja através de blogs, podcasts, vídeo, e-Books, newsletters, etc. 

Quando você sabe para quem está falando  (persona) e qual o interesse desse público, a sua venda fica muito mais simples de ser executada. Você consegue enxergar outras necessidades como inserir nesses conteúdos call to action para gerar leads e pontuar esses leads de acordo com suas classificações nos estágios dentro do seu funil de vendas. Nesse texto aqui temos um conteúdo mais detalhado sobre Inbound Marketing. 

Autora do texto

Texto escrito por Ana Caroline Freitas, Analista CS/Planner  na E-Dialog

Carol é Publicitária, tem 29 anos. Seu gosto peculiar por comidas sempre gera discussões na agência, é totalmente favorável a uva passas em qualquer prato e defende com unhas e dentes que Caribe é o melhor bombom da caixa.

 

Você também pode gostar de ler:

4 dicas para melhorar o resultado no Inbound Marketing

Não tem verba para investir em marketing digital? Confira essa dica