fbpx

Se você está por dentro do Marketing Digital, é bem provável que já ouviu falar do Facebook Canvas: uma ferramenta cativante capaz de te ajudar a melhorar as relações com o seu público.

De fato, o universo do Marketing Digital é recheado de estratégias e ideias.

Aliás, as redes sociais estão se tornando cada vez mais dinâmicas, além de experimentar atualizações constantes e ganhar novos recursos.

Então agora é a hora de você descobrir tudo o que precisa saber sobre o Facebook Canvas. Acompanhe!

Afinal, o que é Facebook Canvas?

O Facebook Canvas é um formato de anúncios exclusivamente projetado para dispositivos móveis, permitindo um nível de imersão e interatividade muito maior ao acessar conteúdos e produtos.

Segundo a apresentação do próprio Facebook, a ferramenta foi desenvolvida para proporcionar uma experiência diferenciada aos usuários com as marcas.

Dessa forma, a partir de recursos como vídeos na vertical, fotos com tamanhos maiores e mais detalhes sobre produtos, é possível encantar ainda mais o público que está navegando pelo celular ou tablet.

Além disso, vale lembrar que você é capaz de combinar diferentes formatos no Facebook Canvas em um único anúncio, desde imagens, vídeos e textos até botões para a “Call to Action” – as chamadas visuais ou textuais que levam o visitante de uma página a realizar determinada ação.

Apostar no uso do Facebook Canvas para anunciar a sua marca é sinônimo de potencial para melhores resultados em engajamentos e conversões

Confira mais em: Gerenciamento de Facebook em 5 passos – Guia Completo [Update 2020]

Como funciona o Facebook Canvas?

Como já explicamos antes, o Canvas interage de maneira mais direta com o usuário.

O anúncio aparece no feed de notícias naturalmente em dispositivos móveis. Quando clicado, ele passa a ser projeto em tela cheia.

Ou seja, a partir do clique, uma verdadeira experiência imersiva é iniciada.

Após entrar no anúncio em si, o público tem a oportunidade de navegar pelos formatos explorados naquela divulgação, que pode ser uma apresentação de um produto, novidades da marca, entre outros.

Ao final, o Facebook Canvas ainda permite direcionar o usuário para outra página. É nessa hora que você pode converter sua ação em vendas!

Aprenda como configurar uma tela do Facebook Canvas

Agora que você já viu o que é e como funciona o Facebook Canvas, vamos te ajudar a configurar uma tela da ferramenta. Continue a leitura!

Para começar a usar o Canvas, você precisa acessar as ferramentas de publicação da sua página e selecionar “Experiência Instantânea (Canvas)”. Agora, é só clicar no botão “Criar”.

Facebook Cava

A fim de te guiar durante a configuração do seu anúncio, listamos a seguir o passo a passo:

Passo 1: Dê um título ao seu Canvas

Nessa primeira etapa, você vai escolher um título interno para facilitar o acompanhamento dos seus Canvas. É uma forma de você se organizar com os seus vários anúncios e encontrá-los de uma maneira mais fácil.

Passo 1

Passo 2: Selecione seus componentes

Ao clicar em “Adicionar componente”, você vai acessar uma série de opções de componentes disponíveis. As alternativas são:

  • Botão
  • Carrossel
  • Foto
  • Bloco de texto
  • Vídeo
  • Localizador de lojas
  • Cabeçalho

Facebook Canva: passo 2

Muitas possibilidades, não é mesmo?

Ao passo que você vai escolhendo os seus componentes e personalizando cada um deles, você consegue visualizar a sua tela sendo criada no lado direito.

À medida que você configura os elementos, você também pode reordená-los ou modificá-los a todo momento.

Agora, é a sua vez de abusar da criatividade, deixar as ideias fluírem e criar um anúncio que vai conquistar o seu público. E, consequentemente, proporcionar mais visibilidade para a sua marca! 

Leia também: Social Selling: Como potencializar as vendas pelas redes sociais

#DicaExtra: Fique atento aos requisitos para adicionar imagens aos diferentes componentes. Você pode conferir as especificações de criativo no Guia de Anúncios do Facebook.

Após terminar toda a parte criativa no Facebook Canvas, não esqueça de pré-visualizar antes de publicar.

É possível salvá-lo para usar em suas campanhas de anúncio, assim um rascunho é guardado. Ao clicar em “Concluir”, você começa a promover o seu anúncio. Mas atenção: você não consegue publicar um Canvas inacabado, por isso é necessário finalizar em “Concluir”.

Case de sucesso com o Facebook Canvas

Um dos cases de sucesso compartilhado pelo Facebook para Empresas, em 2016, foi o da Coca-Cola.

A Coca-Cola criou, no Brasil, um Canvas para apresentar sua série especial de garrafas de alumínio. Confira!

Fonte: Reason Why.

Mas qual foi o resultado dessa campanha?

Nada menos do que alcançar quase 16 milhões de pessoas e obter um tempo de visualização médio de 18 segundosUm resultado incrível, não é mesmo?

Esse e outros cases de sucesso com o Facebook Canvas você pode conferir na plataforma de notícias do Facebook para Empresas.

Gostou de conhecer o Facebook Canvas? Aqui no blog da E-Dialog, você acompanha semanalmente as novidades do Marketing Digital. Fique de olho!


Texto escrito por Julia Ugelli, Analista de Marketing Digital na E-Dialog

Estudante de Jornalismo, apaixonada por escrita, fotografia e ukulele.