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Não há como falar em Marketing Digital sem falar de análises.   O que acontece  é que muitas empresas ficam presas às métricas muito simplórias como número de pageviews, aumento de seguidores no Twitter, número de “curtidas” no Facebook, entre outras métricas que não trazem a resposta para uma simples pergunta: Quanto isso contribuiu para as vendas ou como isso pode melhorar a ponto de contribuir? A Resultados Digitais e a E-Dialog prepararam algumas dicas para você mensurar:

#1: Taxa de conversão de cliques em fãs

Um dos tipos de campanha mais comuns no Facebook é a campanha para gerar mais fãs para a página da empresa. Se você se atém apenas aos dados trazidos pelos relatórios do Facebook, acaba não tendo muita noção de para onde está indo o dinheiro de sua empresa, muito menos quais anúncios estão efetivamente tendo uma boa performance.
Uma das maneiras de medir a eficácia de cada anúncio é analisar a taxa de conversão de cliques em fãs, ou seja, quantas pessoas que clicam no anúncio estão realmente realizando o segundo passo, que é curtir a página.
No exemplo abaixo, um caso real observado em uma campanha de Facebook Ads. O anúncio ‘Ad 3’ foi o que mais trouxe curtidas para a página, porém a conversão de cliques em fãs estava em 30%, valor muito abaixo dos outros anúncios.

custos
Nesse caso, a má performance ocorreu devido à escolha da segmentação. Para melhorar o resultado, bastou pausar esse anúncio para dar lugar aos outros três. Observe também que os dois primeiros anúncios estavam com a taxa acima de 100%, ou seja, estava trazendo fãs que curtiam a página direto no anúncio, sem nem mesmo clicar para entrar na página.

#2: Custo por like 

Quando fazemos uma campanha para gerar fãs, é comum querer saber o custo de aquisição de cada fã da página.
É uma métrica simples de se obter, porém bem importante de ser analisada. No exemplo dado anteriormente, aquele anúncio que estava com baixa taxa de conversão de cliques em fãs, consequentemente estava com o maior Custo por Like – praticamente o triplo do segundo anúncio mais caro. Novamente, o primeiro passo para melhorar esse custo é parar de veicular o anúncio que está com baixa performance e dar lugar aos que estão trazendo mais retorno.

#3:  Custo por lead 

Outro anúncio bastante comum é o que leva para uma página externa ao Facebook. Por exemplo, um anúncio que direciona para a Landing Page de download de um eBook. Como dissemos anteriormente, nesse caso também é válido medir qual está sendo o custo por Lead, para tomar decisões relativas a alocação de investimentos. Se sua empresa utiliza um Like Gate nas campanhas de geração de fãs para a página, também é uma boa prática medir qual a parcela de pessoas que curtem a página e clicam em alguma oferta do Like Gate.

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Fonte: Resultados Digitais