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A internet proporcionou a muitos alunos a possibilidade de aprimorar técnicas e habilidades de forma online.

Essa opção prática e eficiente, cada vez mais procurada pelo público, abriu espaço para novos formatos de conteúdos e cursos online. Nesse sentido, a educação digital é um mercado que vem crescendo bastante.

Mas, afinal, como vender cursos online? Se você quer ter sucesso com as suas vendas online, confira a seguir dicas para atrair mais alunos!

 

Vantagens de vender cursos online

Segundo pesquisas realizadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), cerca de 1,7 milhão de brasileiros se matricularam em cursos à distância durante o período da pandemia do Coronavírus.

Além disso, em levantamento do Google, foi percebido um aumento de 130% nas buscas por especializações online.

Esses resultados deixam bem claro o interesse das pessoas em alternativas de capacitação digital.

A flexibilidade e facilidade de acesso representa uma motivação a mais para os estudantes. Enquanto isso, para você que deseja vender cursos online, as vantagens são inúmeras. Veja a seguir as principais que vão te convencer, de uma vez por todas, a entrar nesse mercado!

 

  •  Menor investimento de infraestrutura e manutenção

A modalidade de aula online não requer muitos investimentos.

Para transmitir o seu conhecimento aos alunos, você não vai precisar de uma sala alugada com móveis e equipamentos diferenciados, ou de contratar outros funcionários para manter o espaço.

Ter um bom computador em mãos com acesso à Internet e uma plataforma online para hospedar os seus conteúdos é o primeiro passo para começar o seu negócio.

 

  •  Maior alcance

Umas das principais vantagens de vender cursos online que não podemos deixar de citar é o alcance.

Cursos online são capazes de atingir estudantes das mais diversas regiões, até mesmo de outros países.

O seu aluno não precisa estar perto de você para participar das suas aulas.

Muito mais interessante, não é mesmo?

 

  • Maior vida útil dos conteúdos

Aulas gravadas em vídeos têm a possibilidade de serem usadas e compartilhadas muitas vezes.

Por isso, a vida útil do material disponibilizado online pode ser estendida. Mas claro, é necessário que você esteja sempre atualizando as informações conforme forem surgindo.

Além disso, os seus alunos também poderão depois consultar os conteúdos na plataforma para revisar ou tirar dúvidas.

Facilidade para ambas as partes!

 

5 dicas para atrair mais alunos com as vendas de cursos online

Agora que você já sabe como vender cursos online e conhece todas as vantagens desse negócio, vamos te apresentar algumas ações de marketing infalíveis para atrair mais alunos ao seu investimento. Continue lendo!

 

1. Crie Landing Pages

Criar uma página de conversão, a Landing Page, para levar uma pessoa a executar determinada ação é um ótimo caminho para vender cursos online.

Você pode oferecer treinamentos, vídeos, eBooks e muitos outros conteúdos gratuitos.

Ao disponibilizar esses materiais ricos, você pode despertar o interesse de usuários e convertê-los em clientes.

Vale a pena pensar em Landing Pages atrativas, instigantes e diretas!

Veja também: Qual a Importância da Landing Page no Inbound Marketing?


2. Aposte no E-mail Marketing

Oferecer os seus cursos online a partir do E-mail Marketing é uma ótima estratégia para criar ou manter um bom relacionamento com o seu cliente.

Além disso, você também é capaz de enviar conteúdos para engajá-los e conquistá-los.

Os e-mails podem ser utilizados para divulgar os seus cursos a algum usuário que já tenha demonstrado interesse em seu material ou para a sua base de contatos.

Uma alternativa bacana para estreitar o relacionamento com o seu público é a newsletter – um tipo de boletim informativo, com recorrência de disparos, enviado por e-mail para pessoas interessadas.

 

3. Faça um blog

Um blog para compartilhar assuntos interessantes e diversos, que se relacionam com as temáticas dos seus cursos, também é uma possibilidade de divulgação muito eficiente.

Você não só deve falar sobre os seus cursos online em si, mas também criar conteúdos atrativos sobre temas da área a fim de sanar dúvidas, apresentar dicas e conquistar o seu público.

Abuse da criatividade e explore novos formatos para produzir conteúdos encantadores!

Confira mais em: Como começar um blog?


4. Invista nas redes sociais e anúncios para divulgação

O marketing em mídias sociais é uma etapa fundamental para ter sucesso quando o assunto é vender cursos online.

Por isso, usar as redes sociais como um canal de diálogo e um meio de oferecer conteúdos relevantes é uma ação assertiva para a atração de novos alunos.

Busque as mídias que mais tenham afinidade com o seu mercado e mais chances de encontrar usuários interessados no seu negócio.

Criar anúncios pagos em plataformas como o Google Ads, Facebook e Instagram Ads, YouTube e LinkedIn é uma forma de alcance bastante eficaz.

Leia também: Como vender pelas redes sociais: 7 estratégias de sucesso


5. Use CTAs e provas sociais

Com certeza você já foi atraído por uma CTA – a famosa Call-to-Action -, aquela chamada visual ou textual que te leva a realizar alguma ação em uma página.

Assim como você foi induzido, os seus clientes também podem ser. Então, explorar essas chamadas é essencial.

Apresente o seu curso e incentive os cliques em seus conteúdos a partir de frases como “Saiba mais”, “Baixe o material” e “Quero conhecer agora”.

E além das CTAs, você também pode apostar em depoimentos de ex-alunos satisfeitos, esses são exemplos de provas sociais.

 

E claro, além de todas essas ações de Marketing, é muito importante que o seu negócio esteja alinhado com os seguintes pontos:

  • Público-alvo estabelecido;
  • Temas interessantes ofertados;
  • Plataforma EAD escolhida;
  • Formatos de conteúdo diversificados em mente;
  • Boa comunicação com o público garantida.

Vender cursos online ficou bem mais fácil depois desses toques, não é?

E vale lembrar que para atrair cada vez mais alunos para o seu negócio, o ponto-chave é cativá-los.

Então, já comece a colocar em prática todas essas dicas e faça o seu curso bombar!

No nosso blog, você encontra conteúdos semanais como este, fique ligado!

 


Texto escrito por Julia Ugelli, Analista de Marketing Digital na E-Dialog

Estudante de Jornalismo, apaixonada por escrita, fotografia e ukulele.