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No dia 24, iniciamos esse pequeno guia para empresas e Fan Pages do Facebook. Continuando o post, veja o que não aconselhamos:


4) Não saber lidar de forma profissional com as reclamações
Como falamos no item 1, você acaba de abrir um novo canal de comunicação. Não espere só elogios, os usuários querem expressar sua opinião sobre sua marca/atendimento/produto. Tenha um plano de gerenciamento de crise e o mais importante: seja educado ao atender às reclamações e tenha estratégias rápidas. Por exemplo, encaminhar as pessoas para o telefone da SAC não vai resolver o problema se lá ela não consegue ser atendida. Tentar minimizar o problema, ao invés de apresentar uma solução ao cliente também é um erro bastante comum que vamos acontecer.
Importante! Saiba usar o canal como um termômetro para ver em quais pontos você precisa melhorar.

5) Ter um conteúdo arroz com feijão e muita autopromoção
Lembre-se: seu conteúdo é seu cartão de visitas nas redes sociais. Ele tem a obrigação de ser de qualidade e antenado com as últimas tendências. Não utilizar recursos multimídia é outro pecado que as empresas cometem no Facebook. Fotos e vídeos enriquecem suas postagens e ainda são pouco utilizados. Outra idéia é analisar se o assunto do momento é pertinente para o público e imagem da sua empresa. Se sim, vale a pena citar, como foi o caso da Magazine Luiza com o meme Menos a Luiza que está no Canadá. Veja a campanha aqui.

6) Não integrar sua Fan Page com os outros canais de comunicação da empresa
Sabe quando você entra em um site e não consegue achar as informações de contato? Tão importante como e-mail, telefone e endereço, as redes sociais também devem ocupar lugar de destaque no seu site.

Para ler a primeira parte clique aqui.