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Esse é o momento de alavancar restaurantes e lanchonetes com uma boa divulgação de delivery. Confira no nosso artigo dicas para bombar as suas entregas.

De acordo com o Instituto de Foodservice Brasil, entre 2017 e 2018 o Delivery cresceu 23%. Já segundo a ABRASEL, até 2019 o crescimento do número de pedidos via aplicativo girava em torno de R$ 1 bilhão a cada mês, movimentando cerca de R$11 bilhões a cada 12 meses. Ou seja, a comodidade do Delivery já estava ganhando o mercado brasileiro. Mas, com a atual situação de quarentena, esse tipo de serviço é a verdadeira tendência e estratégia de sobrevivência para o setor de alimentação.

Se o seu restaurante já fazia entregas, agora mais do que nunca é o momento de apostar nisso. E, se você tem um restaurante que ainda não explorou esses caminhos, o momento para começar com as entregas é agora. Confira agora 5 dicas para fazer uma boa divulgação de Delivery.

#1 Posicione-se nas redes sociais

Estar presente nas redes sociais é um imperativo para qualquer setor atualmente. No caso de comidas, muito conteúdo interessante e descolado pode ser gerado para ganhar o coração dos clientes. Assim, é preciso criar uma identidade visual, estabelecer suas personas e, a partir disso, começar a comunicação com o público usando a linguagem e o tipo de conteúdo ideal para atrair o seu nicho de mercado.

Aqui no blog, nós já falamos sobre dicas de marketing digital para restaurante. Não deixe de ler para saber mais sobre como posicionar o seu negócio nas redes sociais e conferir algumas inspirações.

#2 Aposte também em Apps

Divulgação de delivery: Aposte em apps

São muitas as opções de aplicativos de Delivery, desde os de abrangência nacional, até os que tem atuação na cidade ou estado no qual você se localiza. A grande vantagem de colocar o seu negócio nesses apps é que o custo de adesão é baixo, tem uma grande base de usuários e, por isso, você pode conquistar novos clientes. 

No entanto, vale destacar que existem taxas a serem pagas e ainda há uma falta de personalização no atendimento ao cliente. Então, não deixe de ter a sua própria fonte de pedidos pelo WhatsApp, telefone, sites ou redes sociais. Porque assim garante um atendimento mais personalizado, sem taxas e mais de uma fonte de contato com seus clientes.

#3 Divulgação de delivery também no Google

Divulgação de delivery: utilize o Google Meu Negócio

Para um restaurante é muito importante marcar presença no Google Meu Negócio. Assim, quando um usuário procurar por uma palavra-chave do seu segmento, como “pizzaria”  na sua região de abrangência, você vai estar lá. Vale destacar que é muito importante preencher informações completas na plataforma, como horário de funcionamento, telefones de contato, cardápios, etc. O Google Meu Negócio é gratuito e intuitivo, não deixe de lançar mão desse recurso.

Aprenda a usar a ferramenta no nosso artigo “Google Meu Negócio: Saiba como promover sua empresa”

#4 Lance promoções e dite tendências

Divulgação de delivery: aposte em promoções e dite tendências

Assim como você, muita gente tem negócios no setor com Delivery. Entre tantas opções, como o cliente vai optar por escolher o seu restaurante? Pense em estratégias de diferenciação para a divulgação de Delivery. Aqui vale desde a forma como a sua marca de posiciona, on e offline, o atendimento, a forma como entrega e os seus diferenciais.

Uma ideia cativante nesse sentido, principalmente para conquistar novos clientes que ainda não conhecem o seu produto, são as promoções. Lance mão de muita criatividade. Aproveite datas comemorativas nacionais e locais e estruture campanhas interessantes que poderiam atrair o público. Lembre-se, promoção não é apenas abaixar o preço do produto, vale envolver o cliente para que uma simples quarta-feira se torne um dia especial para pedir um hambúrguer da sua lanchonete.

Então, saia do tradicional. No dia do hambúrguer toda hamburgueria tem descontos. Dite novas tendências do seu nicho de atuação para se destacar entre as opções disponíveis na concorrência.

Atendimento ao cliente

Aqui vale lembrar o seguinte, o marketing digital funciona como uma vitrine e uma lente de aumento para potencializar o seu negócio. Antes mesmo de pensar numa promoção avalie criticamente a infraestrutura do seu negócio para atender bem os clientes. Faça em quantidade quando puder garantir a qualidade.

As avaliações de clientes são preciosas no online, garanta um atendimento, entrega e produtos de qualidade, para quando os feedbacks chegarem, ser positivos. Mas, mesmo se algum comentário negativo chegar, não se desespere. Responda cordialidade, avalie o que o usuário transmitir para pensar no que deve ser melhorado e ofereça a oportunidade para esse cliente tirar a impressão negativa. Que tal disponibilizar uma cortesia?

#5 Capriche nas fotos para a divulgação de delivery

Divulgação de delivery: capriche nas imagens

Para conquistar o seu cliente pela barriga, primeiro deve cativá-lo pelos olhos no online. Por isso, faça fotos atrativas de seus pratos para postar nas redes sociais, Google Meu Negócio e aplicativos de Delivery.

#Dica extra para bombar nos anúncios

Seu restaurante tem uma abrangência local, seja em um bairro ou em uma cidade específica. Por isso, na hora de fazer os anúncios você pode torná-los mais efetivos usando a geolocalização. Você pode selecionar o raio de atuação em torno do seu restaurante, assim despende a verba de forma mais assertiva com potenciais clientes.

Capriche nessas dicas de divulgação de delivery e a sua presença online vai alavancar o seu negócio! Se quer aprender sobre outros assuntos de marketing digital que podem te ajudar, não deixe de conhecer o nosso blog.

Vire o Jogo: Inciativa para ajudar empresas em tempos de COVID-19

Letícia Fernandes, Analista de Marketing Digital na E-Dialog

Texto escrito por Letícia Fernandes, Analista de Marketing Digital na E-Dialog

Jornalista, apaixonada por viagens, livros, filmes de romance e cachorro-quente!