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A Pandemia do Coronavírus, ou COVID-19, começou em Wuhan, na China e já se espalhou por todo o mundo. No Brasil, foi registrado até o dia de hoje (17/03)  pelas Secretarias estaduais de saúde 301 infectados. Esse é o momento de pensar primeiramente em precaução e cuidados. Nesse sentido, a comunicação de marcas e estratégias de marketing devem ser traçadas para informar seus públicos consumidores, promovendo o máximo de transparência sobre o caso. Por isso, hoje trazemos dicas e informações para você implementar durante esse período de exceção. Confira:

1- Transparência na Comunicação

O caso do Conoravírus tem gerado ansiedade em algumas pessoas, mas outras continuam vivendo como se a essa crise causada pela pandemia não estivesse acontecendo. Enquanto empresa, é preciso se posicionar para promover conscientização e também informar sobre os próximos passos da marca. Ou seja, primeiramente exponha para o público qual será o seu posicionamento de marca. Se irá lançar mão de home office, suspender as atividades, trabalhar em horários diferentes. Torne público quais são as suas ações para cuidar da saúde e bem-estar dos seus funcionários e contribuir para a contenção da pandemia em um nível local.

Assim, utiliza a sua autoridade de marca para demonstrar a importância de agir de forma consciente neste momento. 

2- Relacionamento e conteúdo informativo

Em um período de exceção como este é o momento de rever algumas prioridades do seu negócio. Lançar certas campanhas e promoções talvez não seja tão estratégico. O melhor a se fazer no momento de crise é promover o relacionamento com o cliente, para isso lance mão da melhor ferramente que tem: o online.

É por meio das redes sociais, email e outros recursos como esses que você consegue manter o relacionamento com o cliente, mesmo que a atividade do seu negócio esteja suspensa por esse período. Utilize esse espaço para criar conteúdo informativo. Agora, mais do que nunca, as pessoas estão conectadas na internet. Então, converse com o seu público explicando boas práticas para conter a doença, como é possível trabalhar em casa criando rotina, como pedir comida por aplicativos, como entreter as crianças com a suspensão das aulas, etc. É possível criar muito conteúdo de qualidade e útil neste momento de acordo com o seu segmento.  

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3- Canais abertos, mas optando pelo online

E lembre-se, a principal recomendação para a contenção do COVID-19 é evitar aglomerações e o contato físico com outras pessoas. Por isso, opte por fazer contato de canais de venda e comunicação interna da sua equipe por videoconferência, telefones, apps, etc.  É possível para alguns segmentos manter o mínimo de normalidade das rotinas produtivas dessa maneira, mas sempre priorizando a saúde e bem-estar de clientes externos e internos.

O Diretor da E-Dialog é pós-graduando em Gerenciamento de Crise na Internet e gravou um vídeo mais detalhado aprofundando os encaminhamentos em cada uma das dicas apresentadas nesse blog, confira: