(11) 2391-2275 - (21) 2391-7727 - (31) 2595-0730 - (32) 3026-2640 - Whatsapp: (11) 97352-2675 digital@edialog.com.br
1 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 5 (1 votos, média: 5,00 de 5, avaliações)
Loading...

O Poker é um dos esportes mentais que mais cresce ao redor do mundo. Um olhar desatento pode fazer com que o observador acredite que o famoso esporte das cartas e o marketing não tem muitas coisas em comum.

Só que, quando se começa a prestar um pouco mais de atenção, é possível perceber que o poker conta com alguns princípios fundamentais que, se forem corretamente aplicados ao marketing, podem oferecer uma vantagem decisiva em relação aos outros competidores.

Aqui vamos falar um pouco sobre esses fundamentos e como eles podem ser utilizados para direcionar qualquer agência de marketing para o sucesso.

A prática e a experiência levam à perfeição

Quando um atleta se senta em uma mesa para disputar uma partida de poker, ele conta com apenas algumas informações. Sua posição na mesa, as cartas em sua mão e o número de fichas que poderão ser utilizadas.

Em um primeiro momento, todas as outras informações relevantes são desconhecidas. E no meio desse mar de incertezas e diversas variáveis, ele tem que descobrir como vai agir em cada uma das rodadas.

Em dadas situações o melhor a se fazer é aumentar. Em outras, pode ser simplesmente não fazer nada e esperar a próxima carta ou até mesmo desistir.

Um competidor iniciante não tem experiências passadas que o ajudam a saber o que fazer em cada caso. No entanto, atletas mais experientes geralmente se encontram em situações familiares, o que os ajuda a ler a mesa e aumenta as chances de tomar a decisão correta.

A mesma coisa ocorre em relação ao marketing. No começo é difícil saber quais decisões tomar em relação aos diversos tipos de campanhas e ações disponíveis, motivo pelo qual é importante realizar um grande número delas até que se aprenda como o mercado funciona.

Todos os maiores profissionais do marketing contam com uma extensa lista de campanhas, algumas foram bem-sucedidas e outras não deram muito certo.

Independentemente dos resultados alcançados, sejam eles positivos ou negativos, cada uma delas serviu para que eles aprendessem um pouco mais sobre o que esperar no futuro e se tornaram lições valiosas que hoje servem como base para tomar decisões mais acertadas.

Inovar e diversificar é uma das chaves para o sucesso

O poker existe há séculos, mas durante esse tempo o esporte sempre continuou evoluindo. De seu começo humilde em clubes e casas de entusiastas, ele eventualmente conquistou o mundo.

Um dos grandes fatores responsáveis por isso foi a adoção de novas tecnologias e hoje em dia o esporte tem uma presença online fenomenal. Vários torneios são disputados exclusivamente pela internet durante o ano inteiro e os fãs podem até mesmo seguir seus atletas favoritos no Twitch.

Assim como o poker inovou e diversificou seus ramos de atuação nos últimos anos, também é necessário procurar os mais diversos e inusitados canais para que a campanha atinja o maior número de possível de pessoas.

Há uma década, os jornais impressos e os anúncios de banner online eram altamente eficazes para alcançar os consumidores. Cinco anos atrás, o Google AdWords era a maneira mais eficiente de gastar o orçamento de publicidade.

Agora, o foco mudou e é o mundo em ritmo acelerado das mídias sociais que conta com algumas das melhores ferramentas.

É impossível saber o que o futuro reserva, mas se manter atento em relação ao que surge e não ter medo de testar caminhos inusitados é uma das principais chaves para alcançar o sucesso.

Aprender a se adaptar

Desde o início dos campeonatos de poker, tem havido uma longa fila de diferentes vencedores no torneio sempre crescente. Houve alguns campeões repetidos, mas como resultado do crescente nível de competição nos torneios, ninguém permanece no topo para sempre.

Da mesma forma, nenhuma agência de marketing permanece consistentemente nas primeiras colocações. As posições mudam à medida que as empresas se adaptam a um mercado em constante mudança e novas campanhas inovadoras são criadas e implementadas.

A lição mais importante que se pode aprender com o poker é que, independentemente do estado da concorrência ou da proeza de marketing, existe uma grande parte do mercado que é simplesmente incontrolável.

Não existe uma maneira única de garantir a dominância ano após ano. E mesmo que tudo seja feito da maneira correta, ainda é possível perder a primeira colocação devido a alguma estratégia imprevista ou campanha surpreendentemente bem-sucedida.

O importante é se manter no páreo e estar preparado para aproveitar novas oportunidades para voltar ao topo.

Da mesma maneira que um atleta de poker espera a mão certa aparecer antes de realizar um all-in com as suas fichas, é necessário estar atento para saber quando utilizar uma grande parte do orçamento para uma campanha explosiva.

Não é preciso se tornar um competidor profissional para aproveitar os benefícios do poker para o marketing. Só é necessário aprender os fundamentos esporte para que eles possam servir como uma inspiração para melhorar a agência e ajudar a levá-la para o sucesso

Leia também

E-Dialog é associada do Instituto Relaciono em Jui... "É um engano acreditar, mesmo nos dias de hoje, que uma empresa faça negócios com outra empresa. Empresas não compram de empresas. Pessoas é que compr...
E-Dialog na Campus Party 2014 Vamos marcar presença em mais uma Campus Party Brasil! E traremos novidades do evento dia-a-dia nas redes da E-Dialog. De 27 de janeiro a 2 de feverei...
Como fazer Marketing Digital sem uma Agência Mensalmente, lidamos com dezenas de empresas que estão em diversos estágios. Todas elas chegam até nós em busca de uma agência de marketing digital ma...
Seus posts têm pouco alcance? Veja o porquê em 5 m... Você administra uma página no Facebook e tem percebido que o alcance vem diminuindo sistematicamente mesmo sem que você tenha feito nenhuma mudança dr...