(11) 2391-2275 - (21) 2391-7727 - (31) 2595-0730 - (32) 3026-2640 - Whatsapp: (11) 97352-2675 digital@edialog.com.br
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie)
Loading...

Algumas das dúvidas que permeiam a mente de empresários que querem posicionar suas marcas na internet são sobre o início. Como iniciar os trabalhos? A E-Dialog produziu um e-book com dicas para empreendedores escolherem a rede social e a estratégia ideal para divulgarem suas empresas na web. Uma das sugestões é a produção de conteúdo através dos blogs. Aí vem outra dúvida: como começar um blog? É esse tema que a E-Dialog vai tratar hoje.

Uma das maneiras mais sustentáveis para construir e manter um relacionamento com seu público-alvo é através dos blogs. O problema é angariar uma audiência para consumir o conteúdo que você e sua empresa vão postar no site.

Dica nº 1 de como começar um blog – Descubra o que as pessoas querem saber sobre o assunto

Defina o assunto principal do seu blog e procure na internet assuntos relacionados. Veja o quão interessadas nesses assuntos as pessoas estão. Entrando no Google Keyword Planner, você recebe sugestões do próprio Google de palavras e expressões sendo procuradas relacionadas ao seu assunto. A partir daí, produza conteúdo relacionado a essas palavras-chave.

como comecar um blog

Dica nº 2 de como começar um blog – Use as redes sociais para divulgar o conteúdo

Se você tem alguma rede social para sua empresa (Facebook, Twitter, LinkedIn, etc), você já está no caminho certo. A produção de conteúdo é uma das melhores formas de alimentar essas redes e, a médio e longo prazo, trazer audiência para seu site. Se você ainda não tem nada, faça uma página (página, não perfil) no Facebook já!

Divulgando links do seu blog e patrocinando posts, o tráfego de seu site fatalmente aumentará.

Dica nº 3 de como começar um blog – Defina um diferencial

Tente cativar sua audiência. Defina um cronograma fixo de postagens (nem que seja uma ou duas vezes por semana). Dessa forma, seus leitores saberão que em determinado dia você vai postar conteúdo.

Lembre-se: um blog não precisa ser composto apenas de textos. Muitas experiências bem sucedidas de blogs que postam vídeos provam que a criatividade vale mais do que a mecanização. Seus leitores são humanos, eles gostam de variedades.

Dica nº 4 de como começar um blog – Construa relacionamentos

Fique de olhos em fóruns de discussão, tópicos, hangouts, enfim. Quaisquer eventos que tenham a ver com sua área. É uma forma de entrar em contato com seu público-alvo e divulgar sua marca, mesmo que indiretamente.

Procure parceiros. Pessoas relevantes que possam se disponibilizar a escrever ou divulgar o blog. Esse passo é mais avançado, ele exige que você já tenha uma audiência mais consolidada.

Dica nº5 de como começar um blog – Faça textos que apelem para a curiosidade

Cuidado com a palavra “apelar”. É primordial que o conteúdo do seu blog seja interessante e faça a pessoa querer ler para saber o que é. Mas sem sensacionalismo e os posts “caça-cliques”, aqueles que usam de um título meio mentiroso para te obrigar a clicar e, quando você lê, não tem nada daquilo que você esperava que fosse.

Uma dica é escrever em forma de listas, como o BuzzFeed: “10 motivos para…”, “5 curiosidades sobre…”, “Saiba como fazer…”, “Entenda…”.

Logicamente, escrever é a melhor forma de treinar. Com o tempo, você verá que seus textos serão melhores e mais adaptados para a internet. Abuse dos conteúdos multimídia e use uma linguagem informal (informal, não desleixada). Com o tempo, essa estratégia de produção de conteúdo vai dar resultados para sua empresa.

Fonte: CoSchedule Blog

Leia mais no blog da E-Dialog:

Instagram para marcas – como usar?

Qual rede social devo usar? E a melhor estratégia de Marketing Digital?

Instagram vai permitir anúncios com links