fbpx

Em junho desse ano, saiu uma pesquisa do Ibope Nielsen Online, que apresentava diversos aspectos do perfil de usuários das redes sociais no Brasil. Por exemplo, a pesquisa aponta que a maioria são homens (54%) e têm entre 25 e 34 anos.

Um dos pontos mais interessantes, porém, é que o estudo mostra que a grande maioria utiliza as redes com um fim mais pessoal do que profissional. E é aí que deve-se tomar cuidado ao gerenciar sua rede, evitando grande exposição da vida pessoal, comentários desnecessários e divulgar dados que podem comprometer sua carreira ou possível contratação.

Observando a pesquisa, apenas 10% diz usar as redes por motivos profissionais. A tendência é que esse número aumente, visto que cada vez mais criam-se perfis profissionais e institucionais. Portanto, aproveite a rede também para estabelecer contatos que vão além da amizade/ namoro virtual.

Também na pesquisa, a imensa maioria (91%) concorda em estabelecer um Código de Conduta sobre o uso das redes no trabalho. Já em uma pesquisa divulgada na semana passada pela Nokia, mostra que 24% conferem a vida de um candidato a vaga de emprego e 3% relataram já ter tido algum problema por falar mal de colegas nas redes sociais, o que pode aumentar se um código de regras não for criado.

Portanto, a dica é sempre usar as redes sociais com bom senso e responsabilidade. Afinal, seu perfil pode estar sendo bisbilhotado nesse minuto por seu chefe ou futuro chefe. Abaixo, tem um vídeo da Nokia que demonstra bem como os brasileiros usam a rede para se comunicar:

Para ver a pesquisa completa do Ibope Nielsen Online, clique aqui.