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Cada vez mais pessoas no mundo estão a comprar online e, no Brasil, a tendência também é para o crescimento desta forma de consumo, através do celular ou do computador. Por isso, a adaptação do comércio às novas tendências tecnológicas implica saber quais as expectativas dos consumidores e que aspectos valorizam. O preço pode ser um desses fatores. Se você é empreendedor online e busca o sucesso, venha entender como e porquê.

Os novos meios tecnológicos que surgiram e se desenvolveram ao longo dos últimos 30 anos fazem com que a sociedade tenha tido uma grande e visível evolução.
Não só surgiram mais gadgets tecnológicos do que alguma vez tinham existido, como a sua vulgarização permitiu que estes passassem a ser comercializados por valores mais acessíveis, tornando-se parte das vidas de quase todo o mundo.

No Brasil, o celular quase virou uma extensão do braço humano e, uma das coisas que os brasileiros estão fazendo cada vez mais, nessa aproximação à tecnologia, é alterar a forma como vivem seu cotidiano, permitindo que as suas formas de trabalho, de socialização e de consumo passem por suas atividades eletrônicas.

Esta aproximação do brasileiro ao digital tem dois lados bem demarcados. Num deles, surge o brasileiro que busca alternativas laborais e que termina se lançando na aventura do empreendedorismo digital. No outro, o consumidor que começa a aproveitar o enorme crescimento no número de lojas online (só em 2019, no Brasil, esse aumento rondou os 37,5%, segundo a Paypal) para mudarem a forma como compram seus produtos.

Preço de produtos

O comparador online no Brasil, no entanto, é exigente. Usando maioritariamente o celular para fazer suas compras, segundo indicam as pesquisas mais recentes, esses consumidores sabem que podem aproveitar as dinâmicas da concorrência para encontrarem os melhores preços do mundo digital.

Isso faz com que, além de precisarem apostar de forma bem intensa na criação de uma loja online de identidade forte, com versão mobile e presença nas redes sociais, os empreendedores brasileiros tenham de prestar muita atenção no momento de definir o preço de um produto.

Compreenda, então, a tendência para os consumidores procurarem os melhores preços online e a forma como realizam este tipo de comparação. Saber como funciona a mente do seu público-alvo é, pois, um dos primeiros passos para garantir o sucesso no complexo mercado digital dos nossos dias.

O consumo online dos brasileiros segundo as pesquisas recentes

As mudanças do mundo não passam despercebidas para os pesquisadores sociais e as principais empresas internacionais e, por isso mesmo, o consumo digital não poderia deixar de estar sob análise.

As plataformas do Zoom e da Consumoteca analisaram os hábitos dos brasileiros para tentarem compreender a sua migração para o consumo online e os elementos primordiais que definem as suas escolhas no momento de comprar nos sites e lojas online.

As escolhas do consumidor comum, no Brasil, têm diversas motivações. Para estes, é muito importante que exista uma versão mobile das lojas online, já que a maioria compra pelo celular. Além disso, a presença da loja na mídia social é também importante para esses novos consumidores. Ainda assim, segundo os estudos realizados, uma das principais preocupações que povoa a mente dos compradores brasileiros é o preço dos produtos.

Segundo o estudo da Zoom e da Consumoteca, que avaliou mais de 5 mil consumidores digitais, esta é a maior preocupação no consumo online, sendo que comparar os preços de um mesmo produto em vários sites é uma postura bastante comum na atualidade.

Quais os pontos fundamentais para o novo consumidor online

De fato, hoje, podemos falar de novas formas de comércio, de novas formas de consumo e também de um novo tipo de consumidor. As mutações no mercado fizeram com que o próprio cliente apresentasse um perfil renovado, que é importante conhecer para conseguir acompanhar as expectativas.

Os clientes online do século XXI são, cada vez mais, conhecedores do mercado, exigentes, perspicazes e maduros. O seu acesso a múltiplas plataformas faz com que o cliente esteja ciente da escolha, com que conheça a precificação global e com que seja mais difícil de conquistar com base nas estratégias antigas de marketing.

Trata-se de um cliente que conhece as novidades e que acompanha as tendências; querendo obter os melhores produtos pelos preços mais competitivos, em espaços que gerem a sua confiança e que sigam, também, as tendências do momento.

Este cliente preocupa-se com a transparência e a proximidade face aos espaços comerciais onde consome e privilegia as estruturas de comunicação, como email ou chat, que permitem o contato direto e o esclarecimento de dúvidas.

Assim, existe hoje uma necessidade crescente de que as lojas analisem os seus concorrentes e compreendam como podem responder à exigência do consumidor, com preços equilibrados, inovação e muita criatividade.