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A sexta-feira mais promocional do ano está chegando! Dia 24 de novembro teremos mais uma edição da Black Friday, uma data cheia de oportunidades para o setor varejista e que só cresce em outros segmentos. Grandes players do mercado já se preparam para a data com muitos meses de antecedência, mas se você pretende fazer parte da ação e ainda não fechou suas estratégias para Black Friday 2017, nós temos algumas dicas úteis para quem quer se destacar no meio digital.

Planeje sua Black Friday 2017

Definir sua estratégia de descontos é etapa crucial antes de iniciar a divulgação. Em uma pesquisa feita pela Google em parceria com a Provokes, foi apontado que mais de 68% dos entrevistados possuem intenção de fazer compras na próxima Black Friday. O dado é 7% maior em relação ao ano anterior.

Entenda que a data é marcada por descontos mais agressivos do que os praticados em liquidações comuns. Evite frustrar seu consumidor com uma ação promocional que não seja compatível com o espírito da data. Os consumidores a cada ano se informam mais e sabem quando o desconto é realmente verdadeiro e impactante.

Motivação de compra

Nessa mesma pesquisa, descobriu-se que ao contrário do que muitos pensam, as compras na Black Friday não são necessariamente motivadas por datas comemorativas de fim de ano.

33% do público já tem o hábito de esperar a data para comprar algum item que estava de olho, aguardando a oportunidade promocional do dia. Já a compra por oportunidade promocional aparece em terceiro lugar, com 16%. Pode ser o momento de atrair novos consumidores para conhecer um  produto ou marca, motivados pelo prêmio.

Por isso, além de se preocupar com um planejamento dos itens em desconto, a logística, o atendimento e toda a experiência do consumidor devem ser levadas em conta com bastante atenção para encantar e fidelizar esses novos clientes. Dessa forma, manter canais de relacionamento com esse público é primordial. Manter ativos Facebook, Instagram, WhatsApp, entre outros, são ótimas opções para atendimento online, pois garantem agilidade no processo.

estrategias para black friday 2017

Calendário promocional – promoção só no dia ou toda a semana?

Muitas lojas estão lançando suas campanhas de Natal e nessa temporada também precisam abrir o planejamento para a Black Friday. Por isso, algumas marcas optam por antecipar um pouco a Black Friday – é comum encontrar loja realizando a Black Week, com descontos a semana toda.

É fato que cada vez mais a cultura da Black Friday no Brasil está se enraizando e isso reflete no hábito dos consumidores que costumam comprar também um pouco antes da data oficial, ou dias depois. Além disso, na pesquisa da Google, foi revelado que o público já começa a pesquisar os produtos de interesse cerca de 15 dias antes da tão aguardada sexta.

compra black friday 2017

Canais de comunicação

Ao fechar o plano pensando no calendário é possível entender como será feita a distribuição da verba em cada canal de comunicação. Na pesquisa, 35% dos entrevistados entraram nas lojas para verificarem as promoções. O comunicado promocional via e-mail aparece em segundo lugar, com 26%, seguido por pesquisa em buscadores, como o Google (24%).

Ter um trabalho de Google Adwords para a data é essencial para todo ecommerce. As redes sociais apareceram em 5º lugar, indicando que pessoas ficaram sabendo por meio de Facebook, Instagram, entre outros.

público black friday 2017

3 dicas de estratégias para Black Friday 2017

Criatividade e força no discurso de vendas são pontos chaves para se destacar. Lembre-se grande parte das lojas vão estar com essa política agressiva de descontos – e isso inclui seus concorrentes.

1) Engaje seu público antes da data

Quem está se preparando para a data já pode criar teasers nas redes sociais para gerar expectativa e lembrar o público de conferir a promoção da loja na data. Assim você já garante que sua audiência está sabendo que sua marca fará uma promoção.

Além disso, uma estratégia interessante para captar contatos é criar ofertas para que o público se inscreva e fique sabendo primeiro dos descontos oferecidos por você. Essa estratégia serve tanto para a data, mas principalmente para manter o relacionamento com essa base depois, por meio de e-mails posteriores.

2) Anúncios

Juntamente com o planejamento dos produtos em desconto, calendário e outros aspectos do seu negócio, é importante destinar uma verba especial para aumentar o impacto de sua marca. Anúncios para Google, Facebook e Instagram estão entre os que podem gerar melhores resultados.

Não se esqueça de rastrear tudo para no relatório posterior ser conferido o quanto cada canal gerou de receita e aproveitar os insights para tirar estratégias também para as vendas de Natal.

3) Relacionamento: conquiste a confiança do cliente

Se o usuário se encantou com a sua promoção, mas não conhece sua marca, provavelmente ele vai pesquisar antes a reputação da empresa. Cheque sites de reclamação, trace uma estratégia na rede social para atendimento e, claro, um trabalho consistente de mais tempo contribuem para aumentar a confiança do comprador na sua marca.

É importante também se atentar para clientes em diversos estágios de compra, ou diversas motivações (veja no quadro abaixo) e pensar em conteúdos que possam impactar diferentes públicos. Prepare toda a sua equipe pensando nos 5 tipos de atitudes dos clientes (Apaixonados, Empolgados, Participativos, Inseguros e Descrentes).

Quais argumentos você vai trabalhar para quebrar a objeção de compra? Como tirar a insegurança da compra? Como ativar a compra por impulso através de um desconto tão impactante? Não basta só o preço muitas vezes o diferencial convence também. Mas claro, sempre muito importante para liderar suas estratégias para Black Friday 2017 é ser fiel ao espírito de descontos fortes da Black Friday. Boas vendas! 

estrategias para black friday 2017

 

Para ver a pesquisa na íntegra e tirar mais ideias de estrategias para Black Friday 2017 acesse aqui.