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Consultoria em marketing digital: o que é, como funciona, preços e como escolher uma agência

Marketing Digital
Publicado em abril 13, 2025
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  • Consultoria em marketing digital: o que é, como funciona, preços e como escolher uma agência
Índice
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Pessoa usando celular e laptop, representando a consultoria em marketing digital

No ambiente digital tão competitivo, não basta apenas estar presente online — é preciso ter estratégia, foco em resultados e entendimento profundo do seu público. É aí que entra a consultoria em marketing digital: uma aliada poderosa para empresas que querem crescer com inteligência e consistência na internet.

Continue a leitura e entenda o que é e o que é feito uma consultoria de marketing digital, qual a média de preços do serviço e como escolher uma agência especializada!

O que é uma consultoria em marketing digital?

Uma consultoria em marketing digital é um serviço que ajuda empresas a planejar, executar e otimizar estratégias de marketing no ambiente online, de acordo com os seus objetivos e metas.

Uma empresa pode ter como objetivos e metas atrair clientes, aumentar a visibilidade da marca, gerar resultados, como vendas ou leads qualificados, entre outras possibilidades.

– Leia também: 12 tendências de marketing digital para 2025

A importância do consultor(a) de marketing digital

Em uma consultoria de marketing digital, um(a) consultor(a) especializado(a) é fundamental.

Ele(a) tem a capacidade de traduzir objetivos em estratégias online eficientes, atuando como um guia estratégico e técnico para que a empresa tome decisões mais assertivas e alcance melhores resultados.

Outros motivos que exemplificam a importância da pessoa consultora de marketing digital são:

  • Especialização técnica atualizada: O marketing digital é um campo em evolução. Uma pessoa especializada acompanha as mudanças de algoritmos, novas ferramentas e tendências de mercado, orientando a empresa com base nas em práticas atuais;
  • Tomada de decisão baseada em dados: Com foco em indicadores e performance, a pessoa consultora ajuda a empresa a gastar melhor seu orçamento, evitando desperdícios e priorizando ações com maior potencial de retorno;
  • Economia de tempo e recursos: Ao indicar os caminhos eficazes, a pessoa consultora evita retrabalhos, erros estratégicos e investimentos em canais que não trazem resultado, acelerando o crescimento digital.
  • Alinhamento entre áreas: A pessoa consultora também pode atuar como ponte entre marketing, vendas e tecnologia, garantindo que todos estejam alinhados em torno dos objetivos e trabalhando com dados integrados;
  • Capacitação da equipe interna: Além de entregar um plano, o consultor treina e capacita o time da empresa, aumentando a autonomia e maturidade da equipe.

– Leia também: Especialista em redes sociais: o que é, o que faz e como contratar esse profissional

O que é feito na consultoria em marketing digital?

O objetivo primordial da consultoria em marketing digital é auxiliar o cliente a atingir suas metas. Conhecer as dificuldades, aconselhar e apontar as melhores estratégias para esse caso específico também fazem parte das funções. Mas quais são os detalhes de cada etapa?

 1. Conhecer de perto a história e as metas da marca

O consultor precisa entender a realidade do trabalho, os detalhes do serviço oferecido, além da missão, visão e valores da empresa.

Com isso, esse profissional vai analisar os objetivos que a marca pretende alcançar com o marketing digital.

2. Diagnosticar as dificuldades encontradas pela empresa

Nessa etapa, é feita uma verificação de todas as questões que envolvem a presença da marca na internet.

Em cada falha encontrada na consultoria, é apontada uma solução. Lembrando que, em alguns casos, mudanças bem simples já surtem um grande efeito.

3. Elaborar um plano com os objetivos traçados pela empresa e as ações para alcançá-los

As fases anteriores da consultoria de marketing digital servem como base para esse planejamento. Nele, serão mostrados os passos para que a empresa decole no marketing digital.

A transformação partirá desde a equipe de vendas até o time de criação.

A empresa receberá também o cálculo do investimento necessário para atingir o resultado esperado.

– Leia também: 15 profissionais de Marketing Digital para se inspirar

Qual o preço de uma consultoria em marketing digital?

​O preço de uma consultoria em marketing digital pode variar, dependendo de diversos fatores como o escopo do projeto, a experiência da pessoa consultora ou da agência, e o porte da empresa contratante.

A faixa de preços costumam ser:

  • Consultorias básicas ou pontuais: a partir de R$ 500 a R$ 2.000 por mês, geralmente oferecidas por profissionais autônomos ou pequenas agências, com foco em diagnósticos e planos de ação iniciais. É uma boa opção de consultoria em marketing digital para pequenas empresas;
  • Consultorias intermediárias: entre R$ 2.500 e R$ 5.000 por mês, abrangendo planejamento estratégico, análise de concorrência, definição de personas e orientação sobre canais digitais;
  • Consultorias avançadas ou contínuas: podem ultrapassar R$ 10.000 por mês, especialmente quando envolvem acompanhamento contínuo, integração com vendas, uso de ferramentas avançadas e foco em performance.

É importante ressaltar que os valores mencionados acimas são estimativas e que podem variar conforme a região e as especificidades de cada projeto!

Como escolher a consultoria de marketing digital ideal para o meu negócio?

É importante ressaltar que o dever do(a) consultor(a) de marketing digital é orientar a forma como as tarefas devem ser feitas, e não executá-las diretamente.

É esse profissional quem dá a direção correta e as estratégias para que você tenha resultados significativos.

A equipe da empresa recebe capacitação para dar continuidade ao trabalho de excelência. Para isso, ele atua em parceria com fornecedores focados nessa tarefa ou orienta e capacita o time do cliente para essa função.

Para a sua escolha na contratação da consultoria, sugerimos que leve em conta  as seguintes questões:

  • Cases de sucesso: Como já foi mostrado, a responsabilidade para assumir esse serviço é grande. Portanto, o consultor precisa mostrar experiência no assunto. O primeiro critério a ser avaliado então são os dos cases de sucesso em marketing digital da empresa;
  • Iniciativa: Uma boa consultoria em marketing digital deve ser proativa. Verifique se a pessoa responsável propõe ações apenas para o que foi solicitado por você, ou se tem iniciativa de indicar outras alternativas, observar falhas não observadas pelo seu time e alterar questões da proposta que podem ser aprimoradas;
  • Orçamento: Para escolher quanto você deve investir no marketing digital, é fundamental que calcule o ROI, em vez de optar apenas pelo menor preço. Com esse indicador, você tem a precisão do lucro da sua empresa sobre cada atividade realizada.

Conte com a E-Dialog!

Investir em uma consultoria de marketing digital é investir no crescimento sustentável do seu negócio.

Se você busca direcionamento estratégico, eficiência nos canais digitais e geração real de resultados, conte com a E-Dialog.

Somos especialistas em Inbound Marketing, uma tipo de estratégia de marketing digital, e ajudamos marcas a conquistarem resultados com propósito e consistência.

Confira alguns cases de sucesso em marketing digital da nossa agência:

  • Universal Robots: Com estratégias de Inbound Marketing adaptadas ao Brasil, a E-Dialog ajudou a Universal Robots a superar metas de leads qualificados, mesmo durante o início da pandemia e em um mercado ainda pouco familiarizado com robótica colaborativa;
  • Konnen Fitness: Em 6 meses, a combinação de Inbound, mídia paga e SEO elevou o tráfego e as vendas da loja online da Konnen, com crescimento de 240% em usuários totais e 762% em visitas orgânicas.
  • Honda Caiuás: A implementação de Inbound Marketing e mídia paga gerou aumento de 55% nas vendas e 1550% no tráfego orgânico em 2 anos, com metas de vendas digitais batidas em apenas 2 meses.

– Leia também: 5 cases de sucesso em marketing digital da E-Dialog

Foto de Renan Caixeiro
Renan Caixeiro
Sócio Diretor na E-Dialog, é graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Corporativa, ambos pela UFJF. Está à frente do Reportei, SaaS de relatórios e dashboards, é host do Projeto SaaS, podcast que compartilha experiências do universo de software as a service, e sócio da Aquela Caixa, comunidade para profissionais de criação. Torcedor do Vasco, tem como meta comprar o Gigante da Colina. LinkedIn: @renancaixeiro / Instagram: @renancaixeiro.
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