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Publicado em outubro 4, 2021

Como relacionar o seu ERP com as estratégias de marketing digital?

Você já ouviu falar em ERP?! Ele é um sistema de gestão que interliga todos os dados e processos de uma organização em um único lugar. 

Por exemplo, funcionalidades para controle financeiro, cadastro de clientes e gerenciamento de estoque fazem parte dos recursos básicos do sistema. 

Por isso, quando falamos sobre esse sistema de gestão, é comum que os empreendedores pensem em utilizá-lo como uma ferramenta estratégica para o setor financeiro.

No entanto, essa não é a única área que pode ser beneficiada pelo uso de ERP. Vendas, produção e até mesmo o marketing podem ser otimizados. 

Não acredita?! Então, continue a leitura e descubra como relacionar o seu ERP com as estratégias de marketing digital!

Quais são os desafios enfrentados pelo marketing digital?

Antes de tudo, é importante entender quais são os desafios enfrentados por este setor. Afinal, somente assim será possível compreender como o ERP pode ser utilizado para otimizar os processos ligados ao marketing digital. Vamos lá?

No digital, tudo é baseado em dados, pois isso permite analisar informações importantes sobre o público-alvo e clientes existentes. No entanto, se dedicar a coleta desses dados pode ser trabalhoso, principalmente, quando ela é feita manualmente.

Outra dificuldade, às vezes, é a falta de fontes de informação que permitam ter uma visão mais completa sobre os resultados de uma ação de marketing. Isso é fundamental para entender se as estratégias aplicadas estão gerando bons retornos.

Mais um problema recorrente do marketing é a falta de alinhamento com a equipe de vendas. Dessa forma, fica difícil entender o momento mais adequado para abordar um cliente. Assim, concretizar uma venda.

Como o ERP pode solucionar esses desafios? Descubra a seguir!

Como relacionar o seu ERP com as estratégias de marketing digital?

Veja como o sistema ERP pode ser um importante aliado do marketing digital da sua empresa:

Criação de uma base de contatos detalhada

Como você viu, ter informações sobre os leads e clientes é essencial para qualquer negócio. No entanto, captar essas informações pode ser trabalhoso. Mas quando você tem um sistema ERP ligado às ações de marketing, isso é diferente.

Isso porque muitos desses softwares permitem registrar informações dos clientes que podem ser utilizadas em estratégias específicas. Suponha que a sua empresa pretende fazer uma campanha de e-mail marketing para anunciar um desconto.

Ela pode utilizar as informações de contatos, ou seja, os e-mails cadastrados, para enviar essa promoção. Mas, mais do que isso: ela pode segmentar os e-mails e, assim, enviá-los somente para aqueles que possam a vir ter interesse na campanha.

Isso pode ser feito com base no histórico de compra do cliente, que também está disponível em um sistema ERP. Dessa forma, a taxa de abertura de e-mails e a adesão à campanha tendem a ser maiores.

Geração de insights para tomadas de decisões

Ter informações sobre os impactos gerados por uma campanha permite analisar o sucesso ou não de uma determinada estratégia. Por isso, é fundamental ter diversas fontes de dados que permitam ter esse insight.

Como o seu sistema ERP pode gerar relatórios financeiros, comerciais e de estoque, é possível utilizar os dados contidos neles para ter um panorama de como os clientes reagiram a uma determinada campanha.

Afinal, esses relatórios podem apontar mudanças no aumento nas vendas e diminuição do estoque, por exemplo. A partir disso, o time de marketing poderá discutir novas estratégias para o futuro de acordo com informações reais e mais precisas.

Ligação entre marketing e vendas

Para gerar mais resultados, é imprescindível que os times de marketing e vendas trabalhem de forma alinhada, não é? Nesse sentido, o uso de um ERP pode ser bastante útil.

Isso se justifica pelo fato de que o pessoal de marketing pode acompanhar em tempo real as vendas realizadas. Caso, os resultados estejam abaixo do esperado, podem se comunicar com a equipe de vendas para entender quais são as objeções dos clientes.

Com isso, criar campanhas direcionadas para quebrar as principais objeções apresentadas. Assim, aumentar as chances de fechar mais vendas no futuro. Além disso, o marketing pode acompanhar e avaliar o histórico de cada cliente e informar ao time de vendas qual é o momento ideal para uma abordagem.

Por fim, outra ação interessante é poder observar os níveis de estoque e a partir dele entender quais são os produtos que estão tendo pouca saída. E, então, criar promoções para queimar esse estoque e, assim, fazer o giro de caixa.

O que um ERP precisa ter para isso ser possível?

Após entender os principais desafios enfrentados pelo marketing e descobrir como o ERP pode solucioná-los, é possível perceber que relacionar seu ERP com as estratégias de marketing digital pode ser uma excelente parceria.

Por isso, é importante que a escolha do seu ERP seja feita com cautela, caso ainda não tenha esse sistema. Portanto, analise as opções disponíveis no mercado e procure por sistemas que ofereçam as funcionalidades essenciais para que essa parceria funcione.

Mas quais são elas? Veja só:

  •     controle financeiro;
  •     fluxo de caixa;
  •     controle de estoque;
  •     cadastro de clientes;
  •     ordens de serviços;
  •     vendas.

 

No entanto, um sistema de ERP possui muito mais funcionalidades que podem ser úteis para outros setores da sua empresa. Dessa forma, você pode ter uma solução completa para o seu negócio.

Algumas dessas outras funcionalidades são: agenda online, agendamento feito pelo cliente e emissor de nota fiscal de serviço. Além disso, emissor de boleto bancário, assinatura eletrônica, alertas automáticos via WhatsApp, e-mail e SMS sobre agendamentos.

Preparado para integrar o seu ERP com o marketing digital?

Neste artigo você descobriu como relacionar seu ERP com as estratégias de marketing digital. Com isso, pode-se perceber que juntos podem proporcionar melhores resultados para o seu negócio. Portanto, não deixe de aproveitar esses benefícios e facilidades.

Se você ainda não tem um sistema ERP e acredita que essa solução é importante para o seu negócio, queremos te convidar para conhecer o ERP Simples Agenda. Ele é um dos softwares em destaque no mercado e oferece recursos para a gestão completa da sua empresa.

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