Investimentos na área de marketing, aposta nas redes sociais como inovação na política de comunicação, treinamento e capacitação dos colaboradores e criação de uma estratégia para essas redes alinhada com os objetivos da empresa. Esses são alguns dos passos que já abordamos por aqui para o uso das redes sociais como ferramenta de relacionamento. Mas e os resultados?

Vamos conhecer o caso de uma empresa que fugiu da simples atuação social e criou ações que foram além dos anúncios e colocaram o público em contato direto com ela. A idéia da marca de confeitos americana Skittles foi ousada e inovadora. Confiando no poder e na popularidade das redes sociais a empresa resolveu dar o controle de seu site a seus consumidores.

A homepage skittles.com, em 2009, se tornou um grande menu interativo que redirecionava o usuário para as redes sociais e sites de conteúdo colaborativo.  O link “Media”, por exemplo, levava o usuário para o canal da marca no YouTube; “Friends” levava para a página oficial no Facebook; “Chatter” para a página da marca no Twitter. O consumidor tinha a liberdade de escolher onde navegar, direcionar sua experiência de acordo com sua necessidade e ainda ter contato direto com a empresa e com possíveis outros clientes. Arriscado, certo?

O resultado? O tráfego da página do Skittles aumentou 1.332% do dia para a noite, a campanha continuou e gerou um enorme buzz na rede, divulgando intensamente a marca. Uma iniciativa inovadora e arriscada, pois muitos comentários no Twitter e demais redes sobre a marca foram negativos, claro.

Aí entra o planejamento. A marca estava preparada para receber esse feedback: foi alterando o site de acordo com o diálogo com seu público e adaptando sua estratégia. Hoje a página é um enorme espaço de conteúdo colaborativo com acesso fácil às redes sociais da empresa. O consumidor pode participar, revelar sua experiência, entrar em contato e ainda divulgar para seus amigos.

O caso da Skittles é um bom exemplo de utilização das redes sociais como meio, não só de divulgação, mas também de relacionamento, partindo de uma estratégia maior de marketing alinhada aos objetivos centrais da empresa. A divulgação foi alcançada, a marca foi viralizada e o mais importante: o diálogo com o público foi estabelecido.
Published On: outubro 15th, 2010 / Categories: Casos de sucesso / Tags: , , , , /

Subscribe To Receive The Latest News

Curabitur ac leo nunc. Vestibulum et mauris vel ante finibus maximus.

Thank you for your message. It has been sent.
There was an error trying to send your message. Please try again later.

Add notice about your Privacy Policy here.