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Inovação, risco e planejamento: o caso Skittles

por Renan Caixeiro | 0 Comentários

Investimentos na área de marketing, aposta nas redes sociais como inovação na política de comunicação, treinamento e capacitação dos colaboradores e criação de uma estratégia para essas redes alinhada com os objetivos da empresa. Esses são alguns dos passos que já abordamos por aqui para o uso das redes sociais como ferramenta de relacionamento. Mas e os resultados?

Vamos conhecer o caso de uma empresa que fugiu da simples atuação social e criou ações que foram além dos anúncios e colocaram o público em contato direto com ela. A idéia da marca de confeitos americana Skittles foi ousada e inovadora. Confiando no poder e na popularidade das redes sociais a empresa resolveu dar o controle de seu site a seus consumidores.

A homepage skittles.com, em 2009, se tornou um grande menu interativo que redirecionava o usuário para as redes sociais e sites de conteúdo colaborativo.  O link “Media”, por exemplo, levava o usuário para o canal da marca no YouTube; “Friends” levava para a página oficial no Facebook; “Chatter” para a página da marca no Twitter. O consumidor tinha a liberdade de escolher onde navegar, direcionar sua experiência de acordo com sua necessidade e ainda ter contato direto com a empresa e com possíveis outros clientes. Arriscado, certo?

O resultado? O tráfego da página do Skittles aumentou 1.332% do dia para a noite, a campanha continuou e gerou um enorme buzz na rede, divulgando intensamente a marca. Uma iniciativa inovadora e arriscada, pois muitos comentários no Twitter e demais redes sobre a marca foram negativos, claro.

Aí entra o planejamento. A marca estava preparada para receber esse feedback: foi alterando o site de acordo com o diálogo com seu público e adaptando sua estratégia. Hoje a página é um enorme espaço de conteúdo colaborativo com acesso fácil às redes sociais da empresa. O consumidor pode participar, revelar sua experiência, entrar em contato e ainda divulgar para seus amigos.

O caso da Skittles é um bom exemplo de utilização das redes sociais como meio, não só de divulgação, mas também de relacionamento, partindo de uma estratégia maior de marketing alinhada aos objetivos centrais da empresa. A divulgação foi alcançada, a marca foi viralizada e o mais importante: o diálogo com o público foi estabelecido.

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