O que 2012 reserva para as redes sociais | E-Dialog - Agência de Redes Sociais

O que 2012 reserva para as redes sociais

No final de 2010, fizemos um post sobre como seria o cenário das redes sociais em 2011. Nem parece, mas um ano já se foi e hoje vamos novamente tentar prever o que podemos esperar delas em 2012. Alguém arrisca um palpite?

Lá no ano passado falamos da queda de popularidade do Orkut, do crescimento acelerado do Facebook e da tendência aos aplicativos e integração com dispositivos móveis. Dito e feito. Não era muito difícil imaginar que isto tudo realmente aconteceria. Os números é que podem ter surpreendido um pouco, como vimos neste post.

Mas e agora para 2012? Todos os sites e blog de tecnologia já estão comentando e nós não ficaríamos de fora. Algumas coisas que acreditamos para as redes sociais no próximo ano:

- Mobile: tudo ao alcance das mãos
Se no ano passado já falamos bastante sobre isso, imagine agora que a popularização dos smartphones é realidade. Já em setembro falamos sobre este assunto neste post. Popuarização dos tablets, adaptação de conteúdo para os dispositivos cada vez mais rápidos e menores. 2012, aliás, pode ser o ano dos tablets, cada vez mais finos e acessíveis. O mercado de aplicativos pode crescer ainda mais!

- A qualquer hora, em qualquer lugar
O monopólio das imagens. Quanto mais rápida a comunicação melhor. Não é a toa que as imagens e infográficos têm feito tanto sucesso nas redes sociais. Preparem-se para mais e mais fotos postadas a todo tempo e em qualquer lugar (que o diga o aumento de usuários do Instagram e outros aplicativos de compartilhamento de imagens). Além disso, as ferramentas de geolocalização tem tudo para explodirem. O que é isso? Mais e mais usuários no Foursquare. E ele pode ser fonte de estratégias interessantes para empresas. Lembram deste nosso post?

- Eleições 2012
Claro, elas serão foco das atenções novamente. E as estratégias utilizadas pelos políticos nas redes sociais serão comentadas. Se em 2010, já tivemos muita repercussão, o crescimento de que tanto falamos vai fazer tudo aumentar. Já falamos bastante sobre política aqui. A internet e o tal conteúdo colaborativo são realidade e o nenhum candidato vai querer ficar de fora.

- Vamos medir resultados?
Por que não falar das métricas em redes sociais tão buscadas pelas empresas? Novidades no Google Analytics, o tão esperado sistema de medição de resultados no Twitter, novo Facebook Insights… Apenas alguns exemplos de coisas que já se anunciaram e que devem se aprimorar ainda mais em 2012.

Poderíamos falar mais alguns posts sobre isso. Afinal, será que o Google + deslancha de vez agora? E a rede social da Microsoft? Os aplicativos para os Iphones e para Android… A única coisa que não mudará: as redes sociais continuarão sendo o espaço de diálogo e relacionamento. Essa é a única certeza.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>