fbpx
Publicado em dezembro 8, 2015

8 dicas para fazer um bom texto de blog

Como qualquer outra habilidade, escrever exige treino. O talento escolhe algumas poucas pessoas e, geralmente, faz com que as outras não acreditem que possam escrever bem também. No entanto, não há segredo. A chave é ler e escrever bastante, fazer disso um hábito. Apesar de seguir algumas regrinhas diferentes, escrever na internet também exige prática. No caso dos blogs, é fundamental observar algumas dicas para fazer com que seu texto se sobressaia. Confira aqui 8 dicas para fazer um bom texto de blog!

#1 Linguagem

Quem é seu público? Como falar com ele? Se você escreve para pessoas mais jovens, lembre-se de ser mais informal na linguagem, usando referências da internet, música e cinema atuais. A internet é livre quanto a linguagem, mas é sempre bom lembrar que as regras de português devem ser mantidas. Leia sempre, isso ajuda!

#2 Título

Já leu textos do BuzzFeed? É aquele tipo de título que chama a atenção de leitores e fazem com que eles cliquem em links. Instigue a curiosidade do seu público, faça listas, enumere coisas, faça perguntas ou faça guias úteis. Também tenha uma organização clara no seu texto e comece com um início poderoso que irá prender a atenção do leitor.

Por exemplo:

blog 2

blog 3

blog 4

#3 SEO

Nós já falamos do Search Engine Optimization no blog da E-Dialog. O SEO é uma ferramenta do Google que avalia a qualidade dos seus posts e exige que você siga uma série de regulamentações para, por exemplo, melhorar o posicionamento do seu texto. Vamos supor que você queria falar sobre chocolate. Você deve pensar em um tema pelo qual as pessoas busquem no Google. Muitas pessoas devem procurar palavras como “chocolate meio amargo faz bem pra saúde?”. Cabe a você captar essa demanda de perguntas ou buscas e tratar delas em seus textos. Escolha palavras-chave e o Google faz o resto sozinho. Leia mais detalhes sobre essas regulamentações aqui.

#4 Abuse de mídias

Áudios, imagens, vídeos, gifs… o texto de internet precisa ser vivo. Voltemos ao exemplo acima. Como você vai falar de chocolate sem despejar fotos ou vídeos interessantes sobre um tema? Qual a graça em se falar de chocolate e só se deparar com texto na internet? Cuidado com os direitos autorais, no entanto, sempre cite fontes ou use bancos de imagens gratuitas.

#5 Não escreva textos muitos longos

Fazer um bom texto de blog exige que você seja sucinto, objetivo. Poucas pessoas tem paciência para ler textos grandes na internet. Uma dica que já foi dada, a de fazer listas (como este próprio texto), ajuda a quebrar o post em “pílulas”. Isso torna a leitura mais fácil, coisa que o internauta adora.

#6 Não deixe o leitor sair do seu blog

Com o tempo, você terá mais conteúdo e poderá seduzir o leitor para mantê-lo mais tempo no seu blog. Isso fará com que ele leia mais sobre o assunto e tenha mais contato com seu produto/serviço. Essa é a grande finalidade de um blog para uma empresa. Em seus textos, sempre redirecione o leitor para dentro do próprio site. Coloque links de textos que você já publicou para que ele não vá para outros lugares e te esqueça. Uma dica: se for colocar vídeos do Youtube, não coloque o link. Dessa forma, o internauta sai da sua página. Incorpore os links para que o vídeo fique dentro do post.

Embaixo do player do vídeo, clique em compartilhar > incorporar. Copie o endereço que aparece e cole no texto em HTML do seu blog. Pronto!

blog

#7 Seja original

Básico, mas sempre bom lembrar que seu conteúdo deve ser original. Basear o texto em outro é normal, mas não copie linha por linha. Cite fontes, inspirações. Dê crédito ao trabalho dos outros!

#8 Atenção ao que está bombando

De nada adianta fazer um bom texto de blog se ninguém estiver lendo. Além das estratégias citadas, tente sempre linkar seu post a um assunto que esteja em voga. Celebridades, filmes, novelas, fatos que ganharam repercussão… tudo isso vai ajudar seu texto a ser mais instigante e relevante para os leitores.

Para saber mais sobre gestão de redes sociais, fique de olho nos outros artigos da E-Dialog, agência de mídias sociais.