7 Livros: Redes Sociais e Marketing | E-Dialog - Agência de Redes Sociais

7 Livros: Redes Sociais e Marketing

Confira uma lista de livros que podem te ajudar a compreender melhor o universo da web 2.0, aliando conceitos de comunicação e marketing.

Redes Sociais – Raquel Recuero

“…como os atores sociais criam conexões e aumentam o seu capital social, como as redes servem de metáfora para novos agrupamentos sociais, como as dinâmicas temporais das conexões na Internet evoluem em processos de cooperação, competição e conflito.”

Criando Aplicações para Redes Sociais – Gavin Bell

“Criar uma aplicação web que atraia e retenha os visitantes já é uma tarefa e tanto; criar uma aplicação de redes sociais que os incentive a interagir uns com os outros exige um planejamento ainda mais cuidadoso. Este livro oferece soluções práticas para as dificuldades que você enfrentará quando estiver construindo um site de comunidade eficiente, que faça os visitantes sentirem que encontraram uma nova casa na Internet.”

Marketing 3.0 – Kotler

“O novo modelo de marketing – Marketing 3.0 – trata os clientes não como meros clientes, mas como os seres complexos e multifacetados. Estes, por sua vez, estão escolhendo produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades de participação, criatividade, comunidade e idealismo”.

O Poder das Redes Sociais – Tara Hunt

“Ela revela como, atualmente, as redes sociais podem ter mais influência nas decisões dos clientes do que qualquer outra ferramenta de marketing.”

Redes Sociais Digitais: a cognição conectiva do Twitter – Renata Lemos e Lucia Santaella

“A peculiaridade das características do Twitter traz atributos inesperados para se repensar a noção de redes. Assim, o que se tem aqui é um pequeno livro que pretende olhar de frente para algumas das questões magnas que as redes sociais estão trazendo à tona, questões que o Twitter exemplifica e deixa ver de modo agudo.”

Twitter, Chiclete & Camisinha: Como Construir Relacionamentos e Negócios Lucrativos em Redes Sociais – Tagil Oliveira Ramos

“Os segredos do universo do microblog são desvendados aqui numa linguagem simples e bem-humorada, sem “tecnologuês” ou termos preciosos. Baseando-se numa abordagem de marketing comportamental (behavioral marketing), o autor apresenta as leis que regem as relações numa mídia social. Por meio de uma metáfora inspirada na semiótica, a Twittosfera transforma-se num ambiente preenchido pelo twitchiclete.”

A Vida No Orkut – Narrativas e Aprendizagens Nas Redes Sociais – Edvaldo Souza Couto e Telma Brito Rocha

“A intenção do livro é ampliar debates, que as inquietações e as motivações expostas contribuam para que pais, educadores e interessados em geral  conheçam, sob esses ângulos, o que fazem e pensam jovens e adultos em suas redes sociais, como festejam a vida no Orkut.”

—-

A maioria dos livros citados acima foi publicada entre 2009 e 2010, o que demonstra como o tema ainda é recente. As 7 sugestões são encontradas em livrarias brasileiras, o que facilita a pesquisa. Entretanto, cabe ressaltar que há uma densa literatura estrangeira, principalmente americana, sobre o assunto.

Sugere outros livros? Já leu algum desses?

4 Comments

  1. O livro do Kotler é muito bom, outro que indico é o Groundswell (li&Bernoff)

  2. Gosto muito do livro da Raquel Recuero – super recomendado.

  3. Olá, Renan! Tudo bem? Estou produzindo a minha monografia sobre marketing de moda nas redes sociais com foco no Facebook e gostaria de saber se você me indica algum livro que fale principalmente dessa rede social. Você conhece? Obrigada desde já, Larissa

  4. Olá, Larissa! Olha, realmente ainda não há muito nessa área mas encontrei esse ebook: http://www.facemarketing.com.br/

    Abraço!

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>